Faça o seu planejamento estratégico de marketing!

Planejamento estratégico de marketing, porque marketing é estratégia pura!

Planejamento de marketing, ou plano de marketing é o documento escrito e detalhado que se refere a todas as ações que realmente importam para a conclusão dos objetivos no ramo de marketing, basicamente é um plano traçado que os encarregados da área de marketing usam para terem orientações das ações que devem fazer, tudo isso de acordo com o modelo de negócio da sua empresa.

Esses planos podem ser traçados com duração de 1 a 5 anos, um bom Plano deve ser sólido em cima de sua estratégia e seu posicionamento estratégico, caso algo não fique posicionado corretamente não lhe servirá de nada o tempo e o dinheiro gasto com as suas ações de marketing!

As partes essenciais do seu plano de marketing são:

  • Ambiente de marketing: Aqui você irá analisar e avaliar fatos externos e internos da empresa e do mercado, aqueles que influenciaram sua empresa, analise o segmento e produto a fim de ver a capacidade do seu negócio! é certo que o empreendedor seja humilde e veja sempre cada ponto positivo e negativo de cada ato para não sair perdendo futuramente!
  • Analise os seus concorrentes: Analise o mercado prestando bastante atenção no que o seu público alvo diz, faz e quais serviços e produtos eles estão usando, Altaffer diz: “A melhor pesquisa de mercado é a conversa do balcão; não pode é ter medo de perguntar”.
  • Quem são os seus clientes: Detalhe cada aspecto como, os objetivos principais, procure estar perto dos seu público alvo, faça network com outras empresas que compartilham os mesmo valores de sua empresa!
  • Táticas e ações: Estabeleça objetivos a serem compridos no plano de marketing, como, analisar se o que você precisa é aumentar o número vendas para seus clientes ou buscar por novos clientes, depois avalie medidas que serão adotadas por você.
  • Estabeleça um cronograma: Faça uma análise de cada ação,resultados e recursos, passe tudo no papel e estabeleça uma meta para cada ação. tenha em mente que esses planos de ação não acabam pois é sempre Racional atualizá los com frequência, com o propósito de sempre estar o máximo de passos a frente do seu mercado.

Essas são as partes essenciais para um ótimo plano de Marketing, seguindo esses passos você irá quebrar qualquer marca que você tenha traçado para sua empresa pois toda essa análise é feita de acordo com as suas metas.

Esse Planejamento estratégico de marketing deve ser compreendido de forma que você complemente o seu plano de negócios, essa ferramenta identifica todas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades no mercado, proporcionando a empresa criar metas e estabelecer objetivos para sempre conhecer as necessidades e os desejo de seus clientes ou consumidores.

Definir bem esse planejamento torna a empresa muito menos vulnerável a crises, porque essas, podem ser previstas e antecipadas, o melhor na minha opinião é superar seus concorrentes antecipando necessidades e criando produtos e serviços melhores e mais adequados, atendendo a necessidade do seu público alvo, reduzindo problemas de comércio.

Para criar o seu Próprio plano de marketing você terá que ter em mente que ele se divide em duas etapas:

Primeira Etapa: Análise de Mercado

A primeira etapa tem o objetivo principal de sistematizar informações necessárias para desenvolver os objetivos, tendo em mãos a estratégia correta, você precisará ter conhecimento do que é sua empresa, dos seus produtos, mercado, concorrência e tendências de evolução e inovação, você pode definir isso melhor criando um modelo de negócios canvas, clique aqui para conhecer.

Nessa etapa existem duas duas fases: O desenvolvimento de objetivos e identificação das oportunidades.

Defina as linhas de produtos dos seus concorrentes, a conjunção desses fatores criarão as condições certas para identificar ameaças e oportunidades que irão determinar todo o seu plano de marketing.

Segunda Etapa: Plano de Marketing

Existem mais duas outras fases dentro dessa etapa, que é o desenvolvimento da estratégia de marketing e o desenvolvimento do Plano, entrando na primeira parte do plano, você irá construir a estratégia apropriada, aproveitando o máximo de oportunidades e minimizando outras possíveis ameaças, só depois que isso for testado na prática criamos a segunda parte do plano de marketing

Desenvolvendo, passo a passo o seu planejamento estratégico de marketing

1.º Passo: A Estratégia de marketing

Se trata de explicar todas as ações necessárias para concretizar cada orientação estratégica definidas durante o processo de análise.

2.º Passo: O Orçamento de marketing

aqui você unirá possíveis variáveis nos dados de orçamento, até alcançar o equilíbrio do resultado que desejas, e possíveis condições de mercado.

que é comum a tendência por parte da estrutura comercial, para uma sub avaliação das potencialização de mercado, decorrendo no hábito da premiação de objetivos, assim garantindo objetivos,de forma que poderá desenvolver qualquer plano.

3.º Passo: O Plano de ação

Na última etapa do plano, você irá ter que total responsabilidade para com as atividade, e planejando suas execuções.

mas todas essas ações não concluíram o plano perfeito, depois de Definir a estratégia de marketing e planejada a implementação, terá que ter em mente as dimensões da empresa, verifique se dispõe da tecnologia correta, recursos humanos, processos.

Crie seu plano e analise tudo que você aprendeu acima, não tenha medo de errar pois assim mesmo que se tem a evolução no mercado!

Te convido a agendar uma consultoria gratuita, onde você receberá críticas construtivas, dicas e orientações sobre os próximos passos para o seu negócio. Quer saber como criar um plano de marketing de forma mais detalhada: clique aqui e saiba como!

Até logo!