Subindo um container docker do sonar qube no Azure ACI
Como pode ser simples a execução de uma instância do sonar utilizando containers
O sonarqube é uma das ferramentas mais utilizadas para o processo de análise de código e o docker é sem dúvida a solução mais conhecida para trabalhar com containers.
Hoje vou demonstrar um passo a passo para termos uma instância de sonarqube no ar usando docker e o azure container instance (ACI).
Primeiro devemos logar no portal do azure e pesquisar por "Container instances":
Após selecionar a opção devemos adicionar um novo recurso:
Após inserirmos no grupo de recurso desejado definimos um nome para o container, a região, indicaremos que o source da imagem será o docker hub e o tipo de imagem será "Public" e em seguida definiremos o nome da imagem (sonarqube) que podemos encontrar no docker hub:
e alteramos as configurações de recursos disponibilizados para o nosso container. Para não termos problemas de memória ou CPU com a nossa instância iremos disponibilizar 3.5gb de RAM e 2 cores de CPU.
Clicamos em avançar:
Definimos uma DNS para o nosso container e liberamos a porta 9000 (porta default do sonar)
Seguimos até o final dos passos e clicamos para criar a nossa instância!
Após finalizada a criação do recurso pelo azure podemos navegar até a DNS que definimos e
aqui está o nosso sonar rodando com sucesso!
Para executar o login podemos utilizar o usuario e senha padrões: admin
Agora vamos criar um projeto novo
Definimos uma chave e um nome para o nosso projeto
Após gerado o token podemos utilizar essas informações para executar a análise de código localmente ou conectar um job CI para executar o processo de análise de código em um pipeline!
PS: O processo detalhado acima é valido para fins didáticos, para cenários em produção o ideal é que utilizemos uma base de dados externa para integrar com o sonar e especificando volumes para a imagem (quando há uma queda do container e ele precisa ser reiniciado perdemos todos os projetos configurados, análises realizadas etc.)