Esses seguidores não são seus
Sua página de Facebook atingiu 300 mil likes? Ótimo, este é um puta número, afinal ele é bastante próximo da circulação diária da Folha de São Paulo, o jornal de maior circulação no Brasil.
Só que tem um probleminha aí, sua página dificilmente entregará 6% disso, e aí o que parecia bom já não representa tanto, não é mesmo?
É basicamente como você comprasse um anúncio na Folha de São Paulo, só que na oitava página de um caderno suplementar que pouca gente lê.
Nota rápida: Por mais que pareça pouco esses 6% citado pela Locowise, esse número é ainda mais baixo quando o número de likes é maior, sendo em média 2% próximo de 500 mil e menos de 1% quando chega próximo a um milhão.
Então não vale a pena mais usar o Facebook para empresas?
Sim, ainda vale.
Criar bom conteúdo não é o bastante
Se no começo só as empresas com gordos orçamentos de marketing tinham dinheiro para contratar uma agência e criar uma comunicação através de redes sociais, hoje isso se popularizou tanto que existe até ferramenta pronta com direito a banco de imagens próprio, marca d'água nas imagens e ainda agenda as postagens.
“O polegar que antes mudava de canal sem parar no controle remoto, hoje empurra posts num smartphone enquanto alterna telas com o WhatsApp, Instagram e Snapchat”
Esta facilidade toda aumentou a oferta de conteúdo, atingindo um ponto onde um usuário comum pode ter cerca de 15.000 potenciais histórias diferentes competindo em seu feed, e isso obriga o Facebook a constantemente melhorar seu algoritmo para mostrar histórias de conteúdo relevante e assim proporcionar uma boa experiência aos seus usuários.
E isso meus amigos, faz com que esse algoritmo torne-se tão importante (ou talvez mais) que aquele que o Google usa para priorizar os resultados de pesquisa em suas buscas.
Claro, como é de se esperar várias empresas se dedicam a estudar essas mudanças constantes de algoritmo, que atualmente é basicamente assim:

Sim, você entendeu corretamente, o Facebook determina que conteúdo é visto e consequentemente criado, e muita gente mais já percebeu isso.
Nota rápida: Existe um termo próprio para isso chamado SMO (social media optimization), mas cá pra nós, já deu de tantas siglas e jargões né?
Criando sua própria base de usuários
Fica então mais na cara que espinha que todo esse público não é seu depois do like, ele é só um indicador (as vezes bem vazio), e não importa o quanto de engajamento você tenha hoje isso não é nenhuma garantia que isso se mantenha amanhã ainda que produza conteúdo com a mesma qualidade.
Você pode (e deve) criar uma estratégia de curto/médio prazo para criar no Facebook um forte ponto de contato, mas sempre promovendo ações para relacionar-se com esse público cada vez forma mais próxima e sem atravessadores, e aqui mora o pulo do gato e objetivo deste post.
3 estratégias para "tirar" do Facebook seus usuários
Antes de mais nada não é possível naturalmente extrair os e-mails dos usuários do Facebook, primeiros por motivos óbvios de privacidade e depois pela questão do próprio Facebook né? A base de usuários é a maior riqueza deles ;)
E o que dá pra fazer?
#1 Crie uma lista de e-mails
Eu sei. Isso parece ultrapassado né? Mas as pessoas ainda usam muito seus emails, ainda mais se os assuntos forem de seu real interesse.
Você gosta de futebol? Imagine receber semanalmente um resumo de jogos e melhores lances da semana em seu email.
#2 Use incentivos
Provavelmente você já baixou algum e-book, e caso o fez, possivelmente inseriu seu email em algum momento para validar seu download, essa é uma bela forma de conseguir um email.

É claro que não precisa ser um e-book, pode ser simplesmente um evento gratuito, um pôster digital, um convite grátis, ou até um desconto naquela loja parceira.
#3 Quando lançar algo novo, crie uma lista de espera
Quem não gosta de ser o primeiro da fila? Ser exclusivo numa notícia de seu interesse; e que tal passar na frente na fila? Só me indica alguns amigos seus que eu dou um jeito.

Foi basicamente esse o discurso de lançamento da startup de finanças RobinHood, que além de criar uma lista de espera (que já pode funcionar bem sozinha) ainda deu uma impulsionada dizendo que quanto mais amigos indicados você.
Se funcionou? O resultado final passou das 400 mil pessoas até aonde consegui acompanhar. Nada mal hein?
Aperte o ♡ se você achou esse artigo útil! Assim você ajuda ele a alcançar em mais pessoas; Deixe também sua opinião ou dúvidas sobre o assunto.