Retrospectiva 2016

Henrique Melanda
Dec 21, 2016 · 5 min read

Minha retrospectiva profissional.

Inspirado pelo Felipe Fialho, resolvi fazer a minha, lógico que é mais simples rsrs.

Depois de 2015 fechar com saldo negativo onde saí de uma empresa sem receber e entrei numa startup que faliu depois de 3 meses, eu resolvi que em 2016 teria que mudar essa situação e vamos a metas.

  • Entrar em uma empresa de médio porte para grande.
  • Ir em todos os eventos do ano.
  • Criar ou contribuir em um projeto open source
  • Montar um blog
  • Aprender inglês
  • Palestrar em um evento.

Emprego novo

Pode dizer que comecei o ano com o pé direito: consegui um emprego na Profite; nesse quase um ano pude aprender muitas coisas, certeza que foi meu ano mais produtivo.

Além de aprimorar meus conhecimentos, acho que a melhor parte foi trabalhar em equipe e sem contar que trabalhei ao lado de grandes desenvolvedores, com quem procuro sempre aprender algumas coisas novas.

Equipe Profite SP

Eventos

Infelizmente não consegui ir em todos os eventos como eu queria, mas acho que fui em 70% deles e isso foi muito bom porque além de aprimorar meus conhecimentos, pude conhecer diversas pessoas e algumas delas hoje posso dizer com orgulho que são meus amigos.

Não vou citar todas essas pessoas, senão vou acabar esquecendo de alguém e isso não é justo e fora que vai dar briga rsrsrs

E graça a essas amizades, eu tive a oportunidade de participar do meu primeiro Hackathon que foi na IBM o Lady Problems Hackathon ficamos em 2º, e para mim já foi uma vitória.

Acredite quando te dizem que existe uma vida antes e depois de participar de um Hackathon, é um experiência única onde você vai conhecer diversas pessoas e trabalhar em equipe para desenvolver um produto incrível.

Na Conferência Web W3C posso falar que zerei minha vida quando conheci e tirei uma foto com o Bert Bos, criador do CSS ❤.

Minha foto com o criador do CSS ❤

Open source

Não consegui contribuir em nenhum projeto open source, mas criei um, chamado CSS Components: são componentes criados somente usando css com todo seu poder, sem nada de JS.

CSS Components

Acho que o mais legal de fazer esse projeto foi receber feedback da galera falando que ajudei eles em algum projeto, não tem preço que pague sentir essa sensação de ajudar uma pessoa.

Blog

Montar um blog acho que com esse texto posso marcar um check…rsrs

Brincadeira, sim criei vergonha na cara eu fiz meu blog, tem pouco conteúdo mas ta indo e junto com ele, o projeto Coisa de Dev de criar video sobre CSS ❤ no youtube para ajudar os devs que estão começando.

Graças a talk do Afonso Pacifer no meetupCSS eu voltei a brincar com CSS ❤ no codepen onde faço desenhos usando CSS e de vez em quando um pouco de JS.

E graças a esse desenho que fiz da Bateria posso falar que zerei minha vida pela segunda vez no ano.

Além dessa brincadeira se citada neste artigo eu ganhei o parabéns do mestre Maujor, confesso que até caiu uma lágrima quando vi o comentário dele.

Inglês

Só comecei a aprender inglês agora no final do ano mas estou me dedicando muito, rumo a perder minha gringofobia. rsrs

Palestra

E para fechar o ano com chave de ouro eu tive a oportunidade de dar uma talk (isso conta como palestra né?) no 1º Sorocaba CSS.

Slide da talk.

Sorocaba CSS

Fiquei muito preocupado se ia conseguir ainda mais sendo minha primeira vez, fiquei assim até a hora que fui anunciado e aí conforme fui falando fui relaxando e foi muito legal.

Espero palestrar novamente.

QUE VENHA 2017!!!!

Henrique Melanda

Written by

Entusiasta pelo estudo de novas tecnologias, por projetos open source e CSS Evangelista.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade