8 passos para escolher um hostel no Rio de Janeiro

Veja como fazer sua viagem ser maravilhosa como a cidade

Por Diego Bonel

Os hostels estão ganhando cada vez mais o coração — e o bolso — dos turistas brasileiros. A intensa troca cultural, o ambiente informal e confortável, além do preço bem mais em conta, estão atraindo jovens mochileiros e famílias inteiras.

Como muita gente está pela primeira vez experimentando esse tipo de hospedagem, resolvemos dar algumas dicas para você não entrar em nenhuma roubada.

1 — LOCALIZAÇÃO
Não basta ser muito barato, o hostel precisa estar bem localizado. Caso contrário você corre o risco de ficar preso no trânsito, e sabemos que você tem muita coisa mais interessante pra fazer na cidade. Além disso, se precisar pegar um táxi, verá suas economias escorrendo pelo taxímetro. Uma dica é ficar perto de alguma estação de metrô, já que as duas linhas cobrem grande parte da Zona Sul.

2 — FIQUE ESPERTO NAS REDES SOCIAIS
A ideia aqui é bancar o stalkermesmo. Procure a página dohostel no facebook e revire as fotos e vídeos. É a melhor forma de sentir como é o clima do lugar, o estilo dos hóspedes e dar aquela olhada na infraestrutura. Responder comentários, avaliações (positivas e negativas) e se mostrar ativo nas redes é sinal de comprometimento. Ponto positivo!

3 — VOCÊ TEM SEU ESTILO, O HOSTEL TAMBÉM
Se você está planejando uma viagem tranquila, não faz sentido reservar uma cama no meio da muvuca; e se você quer muita festa, vai se sentir entediado caso opte por um lugar mais tranquilo. A grande maioria promove alguns eventos pontuais, em horários ‘normais’, mas existem os chamados Party Hostel, onde a regra é festejar o tempo todo.

4 — DEIXE DE PREGUIÇA E LEIA AS AVALIAÇÕES
Cada vez mais pessoas deixam suas impressões sobre os lugares, o que pode ser decisivo na sua escolha. Porém, não esqueça de filtrar tanto as avaliações “maravilhosas” quanto as que “esculacham” os hostels. Cada um sente e se expressa de um jeito, né!? E não tem jeito, você vai ter que olhar as avaliações nos principais sites de reserva (booking e hostelworld), no TripAdvisor e também no facebook.

5 — CONFIRME TUDO QUE ESTÁ INCLUSO NA DIÁRIA
Tem café da manhã?”; “Tem roupa de cama?”; “Preciso levar meu cadeado para o locker?”; “Fornecem toalha de banho?”; “Que horas é o check in e ocheck out?”. Essas são apenas algumas das perguntas que você não deve ter vergonha de fazer, afinal precisa se planejar e saber exatamente o que levar na mala.

6 — QUEM NÃO TE RESPONDE, NÃO TE MERECE
Não tem desculpa! Além de email e telefone, o facebook e o whatsapp estão aí na vida de todo mundo. Use e abuse dessas ferramentas para tirar suas dúvidas e fique esperto, quem não te der informação quando está tentando te vender algo, depois então…deixa pra lá!

7 — PEÇA UMA CONFIRMAÇÃO DA RESERVA
Atualmente, as reservas são feitas por diversas meios: telefone, whatsapp, facebook etc. Porém, apesar da informalidade característica de um hostel, estamos falando de uma coisa séria — a sua viagem. Então, não hesite em pedir uma confirmação mais formal por email, é o mínimo, né!?

8 — LEIA ATENTAMENTE A POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Claro que você não que cancelar sua viagem, mas todos sabemos que imprevistos acontecem. Então, é sempre bom estar ciente dos prazos para a devolução do seu dinheiro. Cada hostel tem sua política e ela deve estar bemclara. Não entendeu, já sabe, pergunte e não fique com dúvidas.

…essas são algumas das nossas dicas para você fazer a melhor viagem da sua vida. Se ficou com alguma dúvida, estamos sempre online, 24 horas, prontos para trocar uma ideia.

Talvez você goste desse outro artigo:

www.riosoulhostel.com
fb.com/riosoulhostel
+55 21 9.8944–9126 (whatsapp)