Transformação

Transformação é o que move. Passar de um ponto para outro, de um lugar para outro. Mudar de vida, mudar o modo de ver e pensar, o jeito de fazer e agir.

O que vem depois? Entre o agora e o depois existe um caminho. Uma passagem. O ponto de passagem é muito rápido, um salto. Já o caminho para chegar até ele se consiste numa nova experiência. Transposta, inicia-se uma nova jornada que levará à um outro portal. Sim, é exatamente isto mesmo. Às vezes temos a impressão que o caminho chegou ao fim e que poderemos viver aqui, assim, sem mais sair de onde estamos.

Quando imagino ter chegado ao fim, vejo que estou no início de um novo caminho. Mas afinal, existe um caminho? Chega um dia em que a gente percebe que o aprendizado não tem fim.

“O homem está em situação bem pior do que ele acredita, mas pode se tornar bem maior do que imagina.” (Jacob Needleman). Às vezes precisamos parar um pouco e ver o que está acontecendo dentro de nós e à nossa volta.

Olhar para dentro pode não ser fácil, aliás, ver o que está dentro pode nos assustar um pouco. Mais cedo ou mais tarde teremos que fazer isto, ou então deixar a oportunidade passar. Muitas vezes isso tem acontecido, necessitamos ficar atentos.

Tudo o que existe do lado de fora pode nos distrair: acontecimentos, situações do dia-a-dia, tevê, computador, pessoas, entre muitas outras coisas. Fiquemos atentos ao termo “entretenimento”, o que significa e como nos afeta. O importante é dosar tudo, cada um no seu lugar, mas todos ao mesmo tempo. Cada coisa dentro de sua grandeza.