O Crescimento do Podcasting no Brasil

Roberto Camara Jr.
Sep 17 · 2 min read
Homem negro desfocado com o braço esticado oferecendo um fone de ouvidos
Homem negro desfocado com o braço esticado oferecendo um fone de ouvidos

O podcasting no Brasil está em ascensão há alguns anos, mas nada como o que aconteceu em 2019, especialmente com o investimento do Spotify na mídia.

Graças a este investimento, pela primeira vez tivemos peças publicitárias offline anunciando programas no metrô de São Paulo e outros pontos da cidade. Algo nunca visto até então.

Isso pode ser observado no gráfico do Google Trends quando, a partir do final do ano passado, a curva de busca pelo termo “Podcast” começa a se mostrar mais íngreme.

Ainda assim, nada como o que aconteceu a partir de 26 de agosto, quando a Rede Globo ), maior rede de televisão brasileira — e segunda maior do mundo, perdendo somente para a americana ABC — quando anunciou em um de seus programas de maior audiência, o Fantástico, em pleno domingo à noite, o lançamento de uma série de Podcasts.

No mesmo momento os Podcasts anunciados tomaram conta dos top 100 da Apple.

Esta entrada de uma empresa tão grande na chamada “podosfera brasileira” tem seus pontos positivos e negativos.

Obviamente, a visibilidade da mídia cresceu de forma absurda e a piada entre os produtores mais antigos do país é que “agora, finalmente meus pais vão entender o que eu faço” ou “até minha mãe está ouvindo podcasts agora!”.

Por outro lado, afim de puxar a audiência para o seu lado, a gigante brasileira, não menciona em nenhuma de suas matérias que já havia produção de podcasts no Brasil desde 21 de outubro* de 2004, com o lançamento do Podcast “Digital Minds”, considerado o primeiro no país, além de programas que chegam a marca de milhões de downloads em episódios. Dando a impressão, ao grande público, que Podcasts é algo “criado” pela própria Rede Globo e não uma mídia que existe há mais de uma década.

Mencionam, como inspiração o The Daily, podcast do NYT, tanto que houve também um aumento estupendo pela busca deste programa no Brasil.

Qual o futuro do Podcast no Brasil?

Não há como dizer. Haverá, sem dúvidas, uma maior profissionalização da mídia e um aumento significativo no número de podcasts produzidos. Uma coisa é certa, por muito, muito tempo a história da Podosfera brasileira será dividida entre antes e depois da entrada da Rede Globo no mercado.

(*) nesta data, todo ano, é comemorado o Podcast Day no Brasil com várias ações de divulgação da mídia.

Para mais textos sobre o assunto, acesse o Podcastologia, informativo que trás o que o mercado e os meios de comunicação, como um todo estão falando sobre Podcasts. É voltado para Podcasters, fãs e também para que o meio publicitário possa ver o Podcast como uma mídia a ser explorada em suas diversas possibilidades criativas de entretenimento, educação e negócios.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade