O precipício: mapeando cenário atual e futuro de uma forma divertida

Roberto Fermann
3 min readMar 31, 2022

--

Template disponível para usuárias do MURAL

Quem aí nunca criou uma mapa de cenário atual e cenário futuro?

O famoso AS IS / TO BE é uma ferramenta muito usada em Análise de Negócio para entender os impactos de uma mudança em um sistema, produto ou plataforma.

Há mais de 7 anos atrás, com apoio de um colega incrível chamado Gabriel Viégas, usei o conceito do AS IS / TO BE para criar uma dinâmica lúdica e divertida que me permitisse facilitar uma sessão com Stakeholders. Eu queria capturar os principais problemas do negócio naquele momento e entender o que elas pensavam ser um futuro vencedor.

Passo 1

Comecei a desenhar um penhasco no quadro branco. O lado esquerda representava o cenário atual: a ideia era que colocássemos ali os principais problemas que estávamos enfrentando.

Lado esquerdo: onde estamos?

Passo 2

O lado direito era destinado à visão de futuro. Ali deveríamos escrever quais benefícios encontraríamos em um futuro próspero.

Lado direito: onde queremos ir?

Em uma dinâmica simples com post-its nós enchemos o quadro, agrupamos as ideias e pronto: em menos de 1 hora conseguimos ter um bom mapa de problemas e expectativas.

Passo 3

Como sobrou tempo, eu não me contive e aproveitei a presença das Stakeholders para capturar as ideias que elas tinham de uma possível estratégia que nos tirasse do ponto A e nos levasse ao ponto B: do momento atual para a visão de futuro.

Rapidamente desenhei de improviso uma ponte unindo o cenário atual e o cenário futuro. Perguntei: “No entendimento de vocês, o que precisamos construir para atravessar o penhasco?”. Conseguimos coletar algumas primeiras boas ideias que, posteriormente, nos ajudaram a construir uma estratégia consistente.

A ponte

Passo 4

Eu usei essa dinâmica em diversas oportunidades. Recentemente fui convidado para facilitar uma sessão de AS IS / TO BE focada em negócio para uma cliente do exterior. Lembrei dessa atividade e acrescentei ainda duas partes:

Os Perigos:

O precipício eu chamei de “Perigos”. Usei essa área para coletar riscos iniciais que poderiam atrapalhar o caminho para o cenário futuro.

Os perigos

Passo 5

Incluí uma área de Próximos Passos, reservando tempo para fazer acordos de como dar seguimento ao trabalho com Stakeholders.

Os próximos passos:

Próximos passos

Fiquei feliz com o resultado dessa dinâmica. Partindo do conceito simples de AS IS / TO BE pude ter conversas bastante produtivas com Clientes e Stakeholders no nível do negócio. Por isso criei um Template no MURAL (para usuárias logadas), para que você possa também fazer uso desse artefato se fizer sentido no seu contexto.

--

--

Roberto Fermann

Product Manager, mergulhador, cachorreiro e agora tentando compartilhar conhecimentos aqui no Medium.