Lula lidera pesquisa IBOPE para intenção de votos para 2018

É… você não leu errado… Lula está liderando a pesquisa de intenção de votos para a eleição de 2018 ao contrário do que andaram te falando nas redes sociais. Ninguém te omitiu nenhum fato, a maior parte das pessoas foram manipuladas, e talvez até mesmo você. Seja bem vindo ao maravilhoso mundo da mídia brasileira…

Saiu mais uma pesquisa IBOPE, dessa vez sobre a intenção de votos para os possíveis presidenciáveis de 2018…

Mesmo estando há menos de um ano da posse da última presidente eleita no país, já foi encomendada uma pesquisa para, vejam só: Perguntar em quem você votaria com certeza, em quem não votaria com certeza e em quem poderia votar (hum??)

Realizado entre 17 e 21 de outubro de 2015, foram ouvidas 2.002 pessoas de mais de 16 anos em 140 municípios e adivinhem… O resultado foi espetacularmente comentado por todos os grandes veículos de mídia no Brasil. Vi em diversos jornais online a matéria estampada da seguinte forma:

Lula, Serra e Alckmin são os mais rejeitados à presidência

ou ainda coisas do tipo:

Ibope mostra que 55% não votariam em Lula nas eleições

Mas aonde está a manipulação?

A manipulação está meus amigos na seguinte situação:

Se você parar para ler a notícia inteira, isso falando de quem não ocultou esse pedaço, veremos que Lula é o primeiro colocado no quesito certeza de voto com 23% (O Ibope perguntou em quem votariam COM CERTEZA). Nada mal para uma figura que está sendo malhada há anos pela imprensa (talvez com razão… Não estou aqui para fazer julgamento de valores ou qualquer coisa do tipo). Importante notar que o segundo colocado é Aécio Neves, com apenas 15%.

Ainda falando da pesquisa, Lula aparece também com 18% de possíveis votos (Essa maravilhosa pergunta… Em quem você poderia votar…). Parto do pressuposto aqui de que não entrariam aqui os votos certos, mesmo porque o índice é bem maior que esses 18%. O que daria ao Ex presidente a possibilidade de mais de 40% dos votos e o colocaria em empate técnico com o Sen. Aécio Neves (único que chegaria a esse patamas somando os votos certos e os “talvezes”).

Então na minha concepção, também poderíamos pensar assim:

Lula é presidenciável com maior certeza de votos para eleições de 2018

Ou ainda

Ibope demonstra em sua pesquisa empate técnico entre Lula e Aécio para possível confronto nas eleições de 2018

Aqui uma pequena opinião minha:

Acho muito difícil alguém preferir Aécio neves ao Alckmin ou ao Serra. Eu mesmo preferi votar em branco nas eleições passadas! Estava insatisfeito com o governo do PT mas seria um tiro nos meus dois pés votar no Aécio… Então essa pesquisa não faz sentido algum pra mim!
Nas últimas eleições já todos já estavam de saco cheio da Dilma e teria-se votado em praticamente qualquer outro candidato. mesmo assim o Aécio conseguiu perder as eleições.
Queriam forçar esse cara na presidência e olha que ele não conseguiu ganhar nem em Minas Gerais, mas enfim… Te enterra Aécio que nem vergonha alheia senti de ti naquele momento (depois senti com o ciclo sem fim de pró impeachment que ele iniciou contra uma presidente eleita por voto democrático, mas isso é outra estória).

Isso demonstra como a população está cansada de políticos de modo geral… Arrisco a dizer que poderemos ter uma eleição bem diferente pela frente e temo por termos algum personagem da extrema direita mais radical, tal qual Bolsonaro ou algum político da bancada evangélica no segundo turno (A que retrocesso chegamos???).

O mundo mudou e a política precisa tomar novos rumos. Antigamente, como na época do FHC, quando não havia a internet massificada e as redes sociais, bastava ter um engavetador de processos para que o governo parecesse “mais limpinho”. Hoje em dia isso já não basta… A polícia federal melhorou sua ação, as redes sociais fazem pressão e mesmo assim os governantes do nosso país ainda não entenderam que eles precisam começar a tomar um caminho mais correto se quiserem se manter no poder.

Não se enganem… Não se roubava menos antigamente, o problema é que não tínhamos as ferramentas necessárias para fazer pressão!

Para fechar com chave de ouro, seguem os links dos dois ex presidentes em um programa de entrevistas da BBC. Assistam e tirem suas conclusões:

Lula:
Entrevista do presidente Lula ao programa Hard Talk, da BBC, em Londres, e transmitida no dia 04/06/2007 pelo canal internacional BBC World

FHC:

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.