Hábitos de consumo online

Aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros (87%) considera a internet um meio muito importante, enquanto um pouco mais da metade (54%) considera a TV muito importante.

3/4 da audiência online brasileira (75%) utiliza regularmente pelo menos 1 de seus dispositivos eletrônicos (ex: computador/laptop, smartphone ou tablet) enquanto assiste TV, um aumento quando comparado ao ano passado. E ao realizar essas tarefas simultâneas, a atenção está provavelmente mais focada no dispositivo do que na TV. A posse de iPads e tablets aumentou. Mais de 1/3 da população brasileira (35%) possui um dispositivo dessa categoria e quase metade (46%) passa um mínimo de 2 horas por dia na internet em múltiplos dispositivos (incluindo smartphones).

Por falar em smartphones, confirmou-se que suas vendas continuam crescendo e as principais atividades realizadas nesses dispositivos são relacionadas a interações sociais, seguidas de músicas e notícias.

7 em cada 10 entrevistados (69%) concordam que a publicidade online os motivou a procurar informação extra sobre um produto/marca oferecida e mais da metade (54%) usa dispositivos móveis para checar informações sobre produtos enquanto compra em lojas físicas.

7 em cada 10 consumidores brasileiros consideram a internet o modo mais fácil e conveniente de fazer compras. 26% dos brasileiros dizem usar a internet todos os dias, enquanto 53% afirmam não usar nunca.

- Entre os mais jovens — de 15 a 26 anos — o número de pessoas que usa a web todo dia aumenta bastante: 48%.

- A pesquisa por renda comprova: quanto mais salários mínimos por família, maior é o uso da internet. 9% das pessoas que ganham menos de um salário mínimo por mês usam a internet todos os dias, contra 48% dos que ganham mais de 5.
 — Os números também crescem de forma proporcional em relação a escolaridade: 58% dos que tem curso superior utilizam a internet todos os dias, enquanto apenas 16% dos que não tem completo o ensino fundamental a usam.

Referências: