Eu devo ser uma das 100 pessoas que mais detesta engarrafamentos no Brasil. Porém, encontrei um jeito de lidar muito bem com essa situação!

Descobri que ouvir podcasts pode transformá-los em momentos agradáveis. Claro, desde que sejam bons podcasts!

Sei que gosto é gosto, mas vou compartilhar uma lista com 8 podcasts que sempre ouço no trânsito.

Digo mais, alguns até testados em trajetos de 4 horas no final do ano!

O que é um podcast?

Achou esse termo estranho e ainda não entendeu do que estou falando? Pode deixar que eu explico de uma forma bem simples!

O podcast é como se fosse um…


Foto: Pexels

Você já ficou fazendo mil melhorias em um trabalho e, no fim, o engavetou?

E, depois disso, viu que outra pessoa fez algo similar com qualidade inferior e teve sucesso?

Meu querido ou minha querida, você é perfeccionista!

E, isso vai f*der os seus sonhos, objetivos ou seja lá como você chama o que almeja para a vida!

Infelizmente, essa é a real.

Mas, felizmente, eu posso te ajudar um pouquinho com a minha experiência.

Continue lendo…

Como viramos perfeccionistas

Eu já fui muito perfeccionista e perdi algumas oportunidades com isso.

Sinceramente, eu não sei exatamente como virei perfeccionista, mas tenho as minhas…


Existem algumas lendas do mundo da programação, como Ada Lovelace, Dennis Ritchie, Richard Stallman e uma mais próxima da gente, o Paulo Torrens. Claro, fica mal comparar ele com essas outras pessoas… 😂

Foto: “Coisas que a gente só vê na APDA”

Futuro criador do B.L.A.C.K, quase mestre em computação pela UDESC, administrador do grupo A.P.D.A no Facebook e uma fonte inesgotável de memes pelo seu jeitinho “suave” de tratar as pessoas. 👀 Esse é o nosso amiguinho Torrens. 🖖

Muita gente já tentou ser como ele, mas ninguém conseguiu. Existem até aqueles que quiseram ser mais, mas todos fracassaram... obviamente! 😂 Porém, ele está cansando de ficar sozinho…


Foto: Pexels

Mesmo que você tenha dezenas de anos de carreira, o seu perfil no Linkedin precisa ser simples o suficiente para facilitar o entendimento de quem “nunca te viu mais gordo”.

Fazer isso pode parecer impossível, mas existe uma técnica (muito) antiga que pode ser usada nesse desafio, o storytelling. Isso mesmo, “contação de histórias”!

Continue lendo para saber melhor como as histórias podem ajudá-lo a criar um perfil que as pessoas entendam e admirem!


A Udemy é a maior escola online do mundo, com 45 mil cursos criados por experts nos mais diversos assuntos. No Brasil, já são mais de 1500 cursos, principalmente nas áreas de programação, design e negócios.

Todos os cursos da Udemy possuem garantia de 30 dias, acesso vitalício (não é mensalidade, você só paga uma vez e pode assistir quando quiser) e podem ser vistos do computador, tablet, celular e até tv.

Como tenho uma parceria com eles no meu blog, consegui uma condição muito especial. …


Cresci atrás de um balcão de comércio nos anos 90 e convivi com as pessoas “mais inteligentes” do planeta.

Einstein? Leonardo Da Vinci? Thomas Edison? Capaz! Os meus clientes estavam acima de todos eles!

Como pensar o contrário sobre quem tem soluções para todos os problemas da Terra! Não é?

Entre um gole e outro de pinga, vermute e catuaba, acabavam com a fome, eliminavam a violência, resolviam as tretas da mobilidade urbana e até salvavam os seres humanos da extinção.

Política? Isso era moleza… tão fácil quanto conduzir a seleção brasileira de futebol. …


Foto: Pexels

Os meus super-heróis favoritos são o Batman e o Homem de Ferro. Eles não tem super poderes, não foram transformados pela radiação e nem vieram de outros planetas, mas são super poderosos mesmo assim. Basicamente, como eu me sinto com alguns aplicativos que uso diariamente. Exagero? Veremos!

Fiz uma lista de 15 que são quase super poderes feitos com programação. Desde gestão de tarefas até umas “bruxarias” com emails. Teste um de cada vez. Tentar adotar todos ao mesmo tempo é um pouco de loucura. Não adianta ter um montão de aplicativos e não usar nenhum direito.

1.Trello

Eu gosto muito…


Acredite ou não, já dancei. Isso foi há uns poucos anos e cheguei até a participar de festivais. Entrei em um grupo, fiz bastante aula, ensaiei pra caramba, tudo certinho como manda o figurino (ba dum tiss). Não era ballet, jazz e nem dança de salão. O meu negócio eram as danças urbanas que alguns chamam de dança de rua, mas não entraremos nessa treta agora…

A dança me ajudou a ser uma pessoa mais tranquila, mais empática e menos trator. O povo das artes é diferente do povo dos negócios, do povo das startups. …


Foto: Pexels

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Oprah, entre outros bilionários que acompanho há muitos anos, poderiam indicar vinhos raros, ilhas paradisíacas, jatos luxuosos, entre outros itens que só passam no limite de seus cartões Platinum Black Diamond Adamantium Whatever.

Maaaas, o que mais vejo eles indicando são livros. Isso mesmo, livros! Rola uma verdadeira “ostentação literária” da parte de algumas pessoas de extremo sucesso faz algum tempinho. A Oprah, por exemplo, mantém um clube do livro desde os anos 80 e o Bill Gates há muitos anos publica sua lista de leituras anuais.

Eles tem sucesso por leem muito ou leem muito…


No último final de semana, eu fiquei perplexo com um caso relatado no Linkedin pelo Sr. Theo van der Loo, presidente da Bayer S.A. Tão triste quanto perplexo, na verdade.

Qualquer pessoa com um mínimo de empatia também ficaria assim ao ver isso:

Robson Cristian

Sou um cara louco por simplificar o mundo dos negócios 🚀 www.robsoncristian.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store