Practice Assessments no Microsoft Learn: se prepare para a prova de certificação com simulados gratuitos!

Robson Rocha de Araújo
10 min readMar 10, 2023

--

Se preparar para uma prova de certificação da Microsoft requer muito estudo, dedicação e prática, pois só estudar sem fazer dificilmente vai ser eficiente.
Porém, até agora não tínhamos muitas opções para praticarmos a prova em si, que é bastante desafiadora. A Microsoft acabou de mudar isso, disponibilizando os Practice Assessments, para que você tenha um gostinho de como é a prova, e possa se familiarizar com as perguntas.

O que são os Practice Assessments?

São Avaliações Práticas (em tradução literal), ou basicamente simulados. Eles não cobrem todos os tipos de questão, mas cobrem todo o conteúdo de cada prova.

Elas são 100% gratuitas e são feitas diretamente no navegador, sem precisar de agendamento ou de qualquer programa ou ambiente especial.

Você também pode realizar quantas tentativas quiser. Os Practice Assessments guardam o histórico das suas tentativas, e isso é ótimo para você verificar sua evolução (vou falar mais sobre isso depois).

Pratique, aprenda, e teste seus conhecimentos

Uma coisa muito legal dos Practice Assessments é que eles não só servem pra você testar seus conhecimentos, mas também para aprender mais sobre cada pergunta, pois você pode Verificar sua resposta a cada pergunta, sabendo na hora se errou ou se acertou, e com um explicação sucinta porém precisa sobre a resposta, contendo inclusive links para a documentação, assim você pode aprender mais sobre o tópico da pergunta.

Acertando ou errando, você pode verificar sua resposta na hora e aprender mais sobre o tema da pergunta

Você não precisa verificar cada resposta imediatamente, por padrão, funciona mais ou menos como na prova: você marca a sua resposta (não dá para pular), e ao clicar em “Next >” você já é levado para a próxima pergunta.

Só se você clicar em “Check your Answer” (ainda assim, só depois de escolher uma resposta) é que você fica sabendo se acertou ou errou, e vê as explicações.

Em ambos os casos, você não tem como voltar para as questões anteriores. Sua única oportunidade de revisão será no final do assessment.

No final do assessment (ou seja, após responder a última pergunta), é apresentado um relatório com seus resultados, as respostas, explicações e materiais de estudo para todas as perguntas, e o quão bem você foi em cada objetivo de aprendizado (vou falar mais disso daqui a pouco).

Isso significa que você pode usar o Practice Assessment para estudar ou para avaliar se você já está pronto para a prova.

Para usar o Practice Assessment para estudar, responda uma pergunta, clique em “Check your Answer”, confira se acertou, e leia a explicação e os links para a documentação. É uma forma não linear de estudo, mas especialmente interessante para perguntas mais complicadas.

Para avaliar se você já está pronto para a prova, responda a pergunta, revise, e clique em “Next >”. No final, leia o relatório e revise o que você errou ou o que sentiu mais dificuldade.

Na prova de verdade, você não tem como saber se acertou ou errou, só se passou ou foi reprovado. Porém, você quase sempre pode avançar e voltar nas questões, e marcar as perguntas para revisão caso esteja em dúvida.

Eu digo “quase sempre” pois a prova de verdade é dividida em seções, e uma vez que você finalize uma seção, não pode mais voltar para ela.

Então, se não estiver 100% certo de uma resposta e não quiser sair do ritmo parando para verificar sua resposta, abra um Bloco de Notas e anote o número da questão para revisar ela com cuidado no final do assessment, já que ele ainda não dispõe desse recurso.

Dificuldade na medida certa da prova

A Microsoft afirma que as mesmas equipes que criam as perguntas dos exames de certificação criam também as perguntas dos practice assessments, garantindo que elas estão alinhadas com as perguntas da prova, com o mesmo tom, estilo e nível de dificuldade que você vai encontrar na hora do vamos-ver.

Isso não significa que são as mesmas questões, mas eu percebi que algumas são bem próximas das que você vai encontrar na prova. Mas de fato, os mesmos tipos de “pegadinhas”, lógica e tipos de resposta estão presentes no assessment.

Muito conteúdo (e isso é ótimo)

Cada vez que você fizer um assessment, você será apresentado à 50 questões em média. E não são sempre as mesmas questões, muito menos na mesma ordem de perguntas. Até as alternativas de resposta mudam quando a pergunta se repete, tanto a ordem quanto o conteúdo, pelos testes que eu fiz até agora.

Isso é importante pois se você fizer mais de uma vez o assessment, você não vai “decorar” as respostas tão facilmente. Decorar não ajuda muito, pois a prova de verdade vai ter perguntas diferentes.

Apenas em inglês (e isso também é ótimo)

Mesmo que você esteja visitando a versão em português do Microsoft Learn, o conteúdo das questões, respostas, explicações e conteúdos adicionais é em inglês.

Isso é bom pois as traduções das provas nem sempre são boas. Aliás, ainda acho elas bem ruins, e acho que isso atrapalha mais do que ajuda: termos técnicos, nomes de ferramentas e as vezes até comandos são traduzidos, o que dificulta muito para você entender a pergunta e escolher a resposta certa.

Se você tem dificuldade em inglês, ainda pode tentar usar o tradutor do navegador. Ironicamente, eu testei o tradutor integrado do Google Chrome e o do Microsoft Edge, e o do Edge se saiu MUITO melhor que o do Chrome, mantendo termos técnicos e nomes de ferramentas e gerando uma tradução mais coerente, porém não livre de falhas.

Eu sempre digo que é muito importante encarar de frente a dificuldade e tentar estudar em inglês para se familiarizar com o idioma, traduzindo as palavras que não souber, e não o texto. A Microsoft se esforça para manter um inglês técnico com um nível intermediário, sem muita complexidade (exceto a do tema em si), mas aparentemente nem sempre esse esforço se reflete nas traduções das documentações e das provas.

Quais Practice Assessments estão disponíveis?

Nem todas as provas possuem Practice Assessments disponíveis ainda. No momento que escrevi este artigo, estas eram as provas com assessments disponíveis:

Certificações Fundamentals:

  • AZ-900: Microsoft Azure Fundamentals
  • AI-900: Microsoft Azure AI Fundamentals
  • DP-900: Microsoft Azure Data Fundamentals
  • MS-900: Microsoft 365 Fundamentals
  • PL-900: Microsoft Power Platform Fundamentals
  • SC-900: Microsoft Security, Compliance, and Identity Fundamentals

Certificações Associate:

  • AZ-104: Microsoft Azure Administrator
  • AZ-204: Developing Solutions for Microsoft Azure
  • DP-203: Data Engineering on Microsoft Azure
  • PL-300: Microsoft Power BI Data Analyst

Certificações Expert:

  • AZ-305: Designing Microsoft Azure Infrastructure Solutions

Mais assessments vão ser disponibilizados em breve.

Como realizar um Practice Assessment?

Vou te mostrar passo a passo a realização de um Practice Assessment. Vou usar a DP-203 como exemplo pois, das certificações atualmente disponíveis, essa é uma das duas únicas que eu ainda não tenho a certificação (a outra sendo a PL-300, pois não trabalho com Power BI, ainda).

Alerta de spoiler: Fui reprovado, mas foi pelo bem da ciência, para prover uma demonstração completa 😉

Passo 1: Acesse a página da prova no Microsoft Learn

Localize a certificação que você quer fazer um Practice Assessment na página de certificações do Microsoft Learn:

A página da certificação DP-203 no Microsoft Learn

Importante: se quiser salvar seus resultados, faça login no Microsoft Learn antes do próximo passo!

Passo 2: Localize o link para o Practice Assessment

Na página, você vai encontrar uma seção para agendar seu exame. É lá que você vai encontrar o link para iniciar o practice assessment:

Se a prova já possuir um Practice Assessment, basta clicar em “Take a free practice assessment

Passo 3: Inicie seu Practice Assessment

Encontrou o link? Ótimo! Clique nele e você vai ser levado para o Practice Assessment:

Ao clicar no link você já é levado direto para a primeira pergunta!

Passo 4: Leia a pergunta, e selecione sua(s) resposta(s)

Leia a questão e as alternativas com atenção, e selecione uma alternativa, clicando sobre o círculo ou caixa à esquerda do texto da alternativa. Você pode mudar a sua resposta quantas vezes quiser antes de clicar em “Next >” ou “Check Your Answer”.

Todas as perguntas são de múltipla escolha. Na maioria delas você deverá selecionar apenas uma alternativa (neste caso aparecerá um círculo à esquerda do texto da alternativa), mas algumas exigirão que você selecione mais de uma alternativa (e aparecerá um quadrado à esquerda do texto da alternativa):

Preste atenção! Algumas perguntas exigem mais de uma resposta!

Preste bastante atenção! Quando é exigida mais de uma alternativa, o Practice Assessment não vai validar se você escolheu o número correto de alternativas. Você deve prestar atenção no texto para saber quantas alternativas deve selecionar.

A pontuação aqui funciona como na prova de verdade: cada alternativa correta selecionada conta para a pontuação final. Você recebe todos os pontos da pergunta se acertar todas as alternativas, e parte deles se acertar parte das alternativas.

Passo 5: Verifique sua resposta (se quiser)

Quer saber na hora se acertou? Isso é útil principalmente se você ficou na dúvida quanto a sua resposta.

Clique em “Check Your Answer”, e a(s) alternativa(s) correta(s) e a(s) incorreta(s) será(ão) realçada(s), bem como será exibida a explicação sobre a resposta e os links para a documentação relacionada à pergunta no Microsoft Learn:

Ops, acho que errei essa…

Note que você não pode mais mudar sua resposta. E não adianta atualizar a página.

Aliás, NUNCA ATUALIZE A PÁGINA (F5)! Se fizer isso todas as suas respostas serão perdidas, de todas as perguntas, e você vai ter que começar tudo de novo!

Se não quiser verificar sua resposta na hora, você ainda poderá verificar no final do assessment se acertou ou não, e você vai poder ver (ou rever) as mesmas explicações.

Passo 6: Prossiga para a próxima questão, e repita até o final!

Agora, basta clicar em “Next > “ e a próxima questão será apresentada. Basta repetir o processo até o final da última questão.

Quando você chegar na última questão, o botão “Next >” vai mudar para “Submit”. Clique nele, e suas respostas serão computadas:

Hora de cruzar os dedos…

Como avaliar o meu resultado?

Depois de alguns segundos, os resultados do seu assessment serão exibidos.

Esta visão geral é muito semelhante a um Score Report que é gerado no final de uma prova de verdade.

Resultados Gerais

Ouch!

Aqui você vê quanto tempo levou para realizar o assessment: eu fui muito rápido, o ideal é usar de 1 a 2 minutos por pergunta, o que aproxima do tempo total de 120 minutos de uma prova de verdade).

Também é apresentada a sua pontuação geral: no meu caso, 52% seriam aproximadamente 520 pontos na prova de verdade, cuja pontuação máxima é de 1000 pontos, sendo que você tem que ter pelo menos 700 pontos para ser aprovado, e aqui, por ser um assessment, é recomendado que você tenha pelo menos 80%, ou 800 pontos.

Ao clicar em “Show My Answers” você pode revisar todas as questões do seu assessment, com as respostas que você deu, e todas as alternativas, da mesma forma que você veria pergunta por pergunta ao clicar em “Check your answer”, mas tudo num lugar só. Muito bom para estudar!

Performance por Seção

Esta parte é geralmente aquela que aparece no Score Report e te diz o quão bem você foi em cada objetivo do assessment

Preciso mesmo focar em Data Storage :/

Isso é ótimo para você priorizar seu foco de estudo em tópicos específicos. De forma geral, você deve ter um resultado acima da linha verde no gráfico para cada seção, mas não necessariamente não ir tão bem em uma seção vai te fazer reprovar.

Material de estudo customizado

Isso é muito legal! Com base no que você teve pontuações baixas, o Practice Assessment vai montar uma coleção com um plano de estudo para você melhorar nos tópicos que não foi tão bem:

No meu caso, todos. Mas é uma demo, gente, não fiz pra valer 😊

Basta clicar em “Save your customized collection” e dar um nome para sua coleção, para você poder acessar o conteúdo do Microsoft Learn específico para o que você precisa estudar:

Depois é só olhar nas suas Coleções no seu perfil do Microsoft Learn

Histórico de tentativas

Agora que você fez seu primeiro practice assessment, é hora de revisar o material de estudo e depois, tentar novamente.

E você pode consultar seus resultados anteriores diretamente na página da certificação do Microsoft Learn:

Lembrando: você tem que estar logado no Microsoft Learn para ver seus resultados!

Conclusão

Ter uma certificação demanda muito investimento de tempo, e também financeiro. E os Practice Assessments são uma maneira excelente de você avaliar se você já está pronto para a prova, sem ter que pagar pra ver.

Bons estudos!

--

--

Robson Rocha de Araújo

Pai, Microsoft Azure MVP, Arquiteto Cloud, Instrutor, Palestrante, e apaixonado por programação. Ser humano normal nas horas vagas..