6 Dicionários Fantásticos para Melhorar o seu Vocabulário em Inglês

Como prometido, hoje você irá conhecer uma lista com 6 dicionários da língua inglesa que eu recomendo. 
Como base para apresentar as diferenças entre os dicionários aqui listados, eu pesquisei pelo verbo support, o qual eu não irei (de forma alguma) dizer qual é a tradução desta palavra — se você não sabe do que eu estou falando é porque você não leu o meu artigo, Porque se dar bem com vocabulário é mais fácil do que você imagina.

No final de cada item da lista de hoje eu também informo os links para os apps ( /æp/ não “apêpê”, por favor), caso você queira ter um ou mais desses dicionários no seu smatphone ou tablet.

Bom vamos lá, eu gosto de listas invertidas — do último para o primeiro, porém quero que você saiba que eu não defini esta ordem do pior para o melhor ou algo assim. Você terá que testar os dicionários para ver quais são os melhores para as suas consultas.

6. Word Reference

http://www.wordreference.com

O WordReference é um dicionário online simples e que vai direto ao ponto, apresentando as definições juntamente com frases de exemplo, facilitando a busca rápida sem se aprofundar muito.

A seção Word of the Day apresenta uma palavra aleatória por dia, com o significado e uso em diversos contextos.

É interessante que nele você pode ouvir a pronúncia das palavras em vários sotaques diferentes: inglês americano, inglês britânico, inglês britânico Receive Pronunciation (padrão da BBC), inglês britânico de Yorkshire, irlandês, escocês, sulista norte-americano e jamaicano; isso ajuda, e muito, a treinar o seu ouvido.

Ao fazermos a pesquisarmos support ele nos retorna a seguinte definição, não se aprofundando sobre o uso:

Aplicativo Android: possui

Aplicativo iOS: possui

5. MacMillan

http://www.macmillandictionary.com

O dicionário MacMillan é bem completo. O destaque vai para a seção Resources. Lá você encontra infográficos, guia de pronúncia, quizzes e séries de vídeos falando sobre Real Grammar, Real Vocabulary e Real Word English.

Ele também tem um blog com muito conteúdo, curiosidades e dicas sobre o idioma.

Um dos problemas encontrados é referente a opção de ouvir diferentes pronúncias. Mesmo com as opções de versão inglês britânico ou inglês americano escondidas no rodapé, as palavras pesquisadas só apresentaram a pronúncia em inglês britânico.

Ao pesquisar support, é assim que ele nos retorna as informações sobre este termo. :

Aplicativo Android: não possui

Aplicativo iOS: não possui

4. Dictionary/Thesaurus

http://www.dictionary.com ou http://www.thesaurus.com

Podendo ser acessado pelos dois endereços acima, o Dictionary.com é uma ótima opção online.

A seção Word Stories apresenta diversas curiosidades, como por exemplo, a origens dos nomes de várias redes de fast food. A seção de quiz é bem divertida, incluindo um quiz usando emojis.

No blog há a seção Word Facts, que ajuda a esclarecer algumas confusões comuns na língua inglesa, como Farther vs. Further.

Na busca por support ele retornou as informações de maneira bem clara e objetiva, mas com somente a pronúncia americana da palavra:

Aplicativo Android: possui

Aplicativo iOS: possui

3. Merriam-Webster

http://merriam-webster.com

Com algum destaque para os vídeos e artigos, o dicionário Merriam-Webster apresenta as informações de maneira bem organizada na tela, com uma boa definição do termo, sinônimos e frases de exemplo, porém possui somente a opção para ouvir a pronúncia da palavra em inglês americano.

Nele também é possível localizar termos no dicionário médico e realizar quizzes e outros jogos envolvendo as palavras.

Ao inscrever-se no website, para tornar-se uma espécie de usuário premium (com planos mensais ou anuais),você passa a ter acesso a ferramentas avançadas de busca, mais definições, sinônimos e inclusive imagens.

Na pesquisa realizada nele primeiro são apresentadas as definições e, mais abaixo na página, as frases de exemplo:

Aplicativo Android: possui

Aplicativo iOS: possui

2. Oxford

O Dicionário Oxford é muito legal por diversos aspectos, principalmente por causa do blog disponível no website, com dezenas de posts com dicas sobre a língua inglesa. Além disso, nele você encontra quizzes e jogos para testar seus conhecimentos e uma seção sobre a origem das palavras, ou seja, são muitas curiosidades a serem exploradas.

Ah, e claro, no quesito dicionário, ele é muito bom, sendo que também possui uma seção thesaurus. O único porém é que, para consultar, você tem que selecionar em qual tipo de inglês você quer ver os resultados. O padrão é British & World English, então caso queira em inglês americano você terá que selecionar DICTIONARY (US) no botão da caixa de pesquisa. Com isso, as pronúncias britânica e americana são apresentadas de maneira separada — dificultando a comparação entre elas.

https://en.oxforddictionaries.com

Aplicativo Android: possui

Aplicativo iOS: possui

1. Cambridge

http://dictionary.cambridge.org

O dicionário Cambridge, um dos mais completos dicionários da lista, apresenta o significado da palavra procurada em inglês britânico, americano e ainda em inglês para negócios (o tal do business English).

Ele também apresenta uma seção de gramática com adjetivos e advérbios, palavras que são facilmente confundidas e o correto uso das regras gramaticais.

Em todas as pesquisas tem você tem a opção de ouvir a pronúncia da palavra em inglês britânico e americano na mesma página do resultado, o que facilita a comparação das pronúncias

Na nossa consulta por support ele nos retornou essas informações, juntamente com exemplos de frases. Note que ele possui uma descrição completa sobre o uso do termo, sem apresentar palavras soltas como os demais dicionários:

Aplicativo Android: possui

Aplicativo iOS: possui

Conclusão

Como você pôde ver, cada dicionário apresentado aqui possui informações e características próprias. Alguns apresentam ferramentas mais avançadas de pesquisa ou apresentam mais conteúdo, o interessante mesmo é utilizar eles em conjunto.

Se você ficar com dúvidas em relação a definição apresentada em um dos dicionários você deve sempre olhar nos demais.

Aproveite as frases de exemplo, uma vez que elas são frases comumente faladas e/ou escritas — repare sempre as palavras e principalmente as preposições (on/in/a) que acompanham o termo que você pesquisou, pois isso ajudará você a absorver a gramática sem ter que decorá-la (como você fez na sua língua materna).

Espero que estas minhas dicas melhorem a eficiência com que você realiza consulta de palavras da língua inglesa — e claro, isso serve para qualquer idioma que você estiver estudando.

Até a próxima!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Robson Flores’s story.