Rifaina, Sacramento, Batatais

Robson de Paiva Leandro
4 min readJan 8, 2020

Certo dia em meados de 2018 eu estava olhando o Google Maps procurando um destino interessante no interior de São Paulo. Aleatoriamente comecei a olhar cidades que ficavam na beira de rios e tinham praias. A primeira que eu vi foi Pereira Barreto, as margens do Tietê. A segunda, Rifaina. E foi logo essa que me chamou a atenção. Pelo nome, que eu nunca tinha ouvido falar, e por alguns vídeos e fotos que encontrei durante a pesquisa. Resolvi que ia para lá.

Certo dia em meados de 2018 eu estava olhando o Google Maps procurando um destino interessante no interior de São Paulo. Aleatoriamente comecei a olhar cidades que ficavam na beira de rios e tinham praias. A primeira que eu vi foi Pereira Barreto, as margens do Tietê. A segunda, Rifaina. E foi logo essa que me chamou a atenção. Pelo nome, que eu nunca tinha ouvido falar, e por alguns vídeos e fotos que encontrei durante a pesquisa. Resolvi que ia para lá.

Desisti porque resolvi fazer uma viagem passando por Araçatuba e terminando em Ilha Solteira. E por consequência acabei indo para Pereira Barreto. Mas Rifaina ficou martelando na minha cabeça. Em 2019 tivemos poucos feriados prolongados. Então decidi que iria no final do ano. E foi o que fiz. Para ampliar o roteiro fui visitar outro lugar onde já queria ter ido a muito tempo: Batatais. Lá está uma igreja que foi inteiramente decorada com pinturas de Cândido Portinari. Uma obra de arte.

Teatro de Arena de Rifaina

Minha base foi Franca, onde desembarquei as 21h50 do dia 31 de dezembro de 2019. No dia seguinte embarquei para Rifaina em um ônibus intermunicipal. Pouco mais de 1h de viagem até a cidade. O impacto depende da sua expectativa. O tempo todo eu procurei deixar a minha baixa para ter o máximo de “visão real” possível do lugar. Gostei do que vi. O lugar é bonito de verdade. Apesar das nuvens carregadas o calor estava castigando: 33 graus de temperatura quando cheguei. Praia cheia.

Praia de Rifaina
Praia de Rifaina
Rio Grande — Rifaina (na outra margem fica o estado de Minas Gerais)
Praia de Rifaina
Praia de Rifaina
Teatro de Arena de Rifaina

No dia seguinte fui para Sacramento, em Minas Gerais. Quando pesquisei sobre Rifaina, li um pouco sobre as outras cidades próximas já em Minas Gerais. E Sacramento me chamou a atenção por causa da “Gruta dos Palhares”. Além disso, a sensação de colocar os pés em outro estado é sempre boa pra mim. Embarquei no ônibus das 7h e cheguei na cidade as 9h. Uma verdadeira tempestade despencou na estrada o que me fez pensar que talvez não tivesse sido uma boa ideia ter ido até lá. Porém, próximo da hora do almoço, o sol apareceu e consegui visitar a gruta e ainda andar pela cidade…

Basílica do Santíssimo Sacramento — Sacramento MG
Interior da Basílica do Santíssimo Sacramento — Sacramento MG
Museu Histórico de Sacramento — Sacramento MG
Centro Cultural de Sacramento (antiga estação de trem da cidade) — Sacramento MG
Gruta dos Palhares — Sacramento MG
Gruta dos Palhares — Sacramento MG
Gruta dos Palhares — Sacramento MG

Voltando para São Paulo parei em Batatais. O objetivo era ir até a Paróquia Bom Jesus da Cana Verde ver de perto o trabalho que Cândido Portinari fez. É realmente impressionante. Ele pintou afrescos na igreja e também uma dezena de quadros que contam a via crucis de Jesus Cristo bem como outras passagens do Evangelho. Toda pessoa que tem o mínimo de interesse por arte deve ver de perto pelo menos uma vez na vida. Não fotografei muito. Me dediquei a filmar mais…

Paróquia Bom Jesus da Cana Verde — Batatais
Paróquia Bom Jesus da Cana Verde — Batatais
Paróquia Bom Jesus da Cana Verde — Batatais
Paróquia Bom Jesus da Cana Verde — Batatais

--

--

Robson de Paiva Leandro

Fotógrafo formado pela Univ. Cruzeiro do Sul e pós graduado em comunicação na pós modernidade. Tem 6 prêmios e fotos publicadas nos principais sites do país.