É melhor quem julga primeiro?

robson lopes
Jul 10, 2017 · 3 min read

A internet é um meio fantástico, possibilita uma infinidade de recursos de comunicação, de desenvolvimento pessoal, de avanços tecnológicos, de redução de distâncias e disseminação de ideias, no entanto o que serve ao bem, também serve ao mal, cada vez mais tem sido comum a destruição de reputações, simplesmente pelo fato de não aguardarem o posicionamento do alvo do dia ou por não averiguarem a fidelidade daquela notícia.

Tem uma entrevista muito legal do Denzel Washington em que ele está meio chateado com a mídia porque distorceram ou inventaram algo sobre seu posicionamento político na última eleição americana, e ele diz algo muito interessante que cabe bem como analogia para esse recente caso que motivou esse texto, ele diz:

“- se você não lê as notícias é desinformado, se as lê é mal informado…
- essa é a grande questão, qual o maior objetivo da informação?
- um dos grandes objetivos é chegar primeiro, já não se trata mais em ser o mais verdadeiro.”

Com isso chegamos ao caso atual da miss África do Sul que apareceu em uma foto numa creche, alimentando crianças vestindo luvas cirúrgicas, e essa foto viralizou como um ato de racismo da jovem, eu vi essa foto e os comentários ontem, hoje sai uma declaração da assessoria da miss e também da creche, informando que é norma da creche que ao manipular alimentos para as crianças deve-se colocar luvas para a segurança sanitária das crianças, não dos voluntários.

Essa informação fornecida pela creche e pela assessoria de imprensa da miss pode ser falsa? Óbvio, pode sim!
Mas porque não gastar alguns minutos pesquisando a veracidade da informação, ou aguardar mais alguns dias por mais esclarecimentos, antes de simplesmente partir para destruir a reputação de mais uma pessoa na internet?

Essa atitude já seria questionável mesmo tendo a confirmação das suas convicções, imagina agir de forma arbitrária baseando-se apenas em uma imagem sem considerar o contexto daquela situação?

As novas tecnologias de comunicação podem ser uma dádiva ou uma maldição, depende de como a usamos, as fake news (notícias falsas), pós-verdade, têm transformado o mundo em um lugar pior, e muitas vezes as notícias falsas começam com um boato, que faz com que nós, na boa intenção de mostrar que somos seres engajados e desejamos transformar o mundo em um lugar melhor, compartilhamos aquele boato como sendo a mais absoluta verdade, mas sem conferir a fonte, sem considerar o contexto, sem ouvir o outro lado, porque hoje, tudo urge, tudo tem de ser agora, se deixar para amanhã, já é descartável, o assunto já é outro e estaremos desatualizados.

Será que realmente essa atitude é a mais coerente de quem se preocupa com o próximo? Duvido bastante, às vezes perder algum tempo para uma pequena investigação pessoal, ou aguardar o dia seguinte para ver o que aquilo de fato é, pode fazer você proteger um inocente, não atirar uma pedra que irá ferir e deixar cicatrizes permanentes, e o histórico da internet está recheado de injustiças dessa natureza, onde a reputação da pessoa foi destruída, e o motivo pelo qual a atacaram era falso ou mesmo inexistente.

Muitas vezes nossas boas intenções podem estar gerando exatamente aquilo que mais estamos combatendo, o pré-julgamento, o preconceito e o ódio. É muito legal ter uma opinião sobre os fatos relevantes da vida real, da internet, mas precisamos mesmo ter uma opinião imediata, sem reflexão?

E ao emitir uma opinião, mesmo que todos os cuidados acima tenham sido tomados, mesmo que a afobação não tenha sido o guia de nossa ação, temos que nos questionar, se atacar, muitas vezes de forma desproporcional, a pessoa que errou ou deliberadamente agiu de forma inadequada, se essa é a melhor forma de transformarmos o mundo num lugar melhor para se viver.

Agindo assim, será que não estamos tão somente amplificando essa onda de julgamento sem direito à defesa, réplica ou explicação? Nesse grande tribunal informal, não poderíamos ser taxados como muito mais cruéis e correndo o risco de sermos banidos da sociedade, do mundo, assim como esses eventuais réus? Essa não lhe parece uma pena cruel demais para a maior parte dos casos julgados nesse ágil e sumário tribunal virtual?

Acredito que apontar o dedo e julgar por meio de agressão, jamais seja, sob hipótese alguma, um caminho para uma sociedade melhor, não se consegue mais tolerância, menos preconceito, mais amor e diversidade, disseminando o ódio, isso só se consegue exatamente com mais tolerância, menos preconceito, mais amor, mais diversidade, e muito, muito menos ódio em nossas mentes e corações.

robson lopes

Written by

O sucesso está nas pessoas que você conquistou para ter ao seu lado, porque o mundo é bem maior que coisas, o mundo é, na essência, humano.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade