Curso intensivo de vida

a dor, o sofrimento e o amor

robson lopes
Aug 8, 2017 · 3 min read

Os maiores professores da vida são a dor, o sofrimento e o amor, não necessariamente juntos ou nessa ordem, eles isoladamente já nos ensinam o suficiente para dar uma guinada no rumo de nossas vidas é um curso intensivo.

Cabe a cada um de nós entender esse momento como uma oportunidade e tentar aproveitá-lo para progredir como ser humano, é na dor, no sofrimento e no amor que percebemos de forma clara que vivemos uma vida de aparências, vivemos uma vida que não é nossa, mas imposta por uma sociedade que da boca pra fora diz que ama a diferença, mas na verdade nos impõe padrões.

Nós só seremos plenos, únicos de fato quando conseguirmos vencer as barreiras do padrão que nos aprisiona em uma aparência que sufoca, com coisas e preconceitos sem sentido.

A cor da sua pele, o meio de locomoção que usa, o tipo de roupa, o bairro que mora, o valor no banco, a escola que estuda, o curso que fez, o lugar onde trabalha, se você acredita que é isso que lhe define, saiba que já foi capturado pelo padrão imposto por uma sociedade que finge ter diversidade, mas só aceita os iguais.

A aparência, o preconceito, os valores materiais escravizam não só a pessoa, mas também a alma, o esforço que fazemos para ser e manter aquilo que não somos gera um desperdício de energia enorme, ser original é se esforçar menos para produzir mais, o original sempre terá mais valor que a cópia.

A dor e o sofrimento fazem com que foquemos no essencial, é um processo de depuração doloroso, mas de ensinamento profundo, um grande trauma nos faz repensar valores, e eles não estão em coisas, na maioria dos casos estão em pessoas, quando não, em atitudes. Coisas têm preço e quando têm valor é porque contribuem para melhorar qualidade de vida das pessoas, é o caso da arte, da diversão, do sexo, das experiências, dentre tantos outros.

O amor também leciona, mas de forma mais branda, porém não menos dura, uma vez que faz com que você se lapide para alcançar um estágio de evolução onde se abra mão dos supérfluos, restando tão somente o principal, deixando transparecer o brilho que estava escondido sob tanta maquiagem.

Evoluir é abrir mão do excesso, é tornar-se mais eficiente, moderado, é como o escultor que pega uma pedra bruta de mármore carrara, ele olha para aquela peça enorme e enxerga com seu olhar já refinado com a experiência e o tempo, e vê aquilo que está lá dentro, e seu trabalho a partir daí é cortar tudo aquilo que se sobrepõe ao principal, e após cortar tudo que não faz parte da essência, resta a arte em si, que é um dos valores bons de se cultivar.

Assim acontece com as pessoas que decidem buscar os reais valores da vida, quando começam a tirar tudo aquilo que lhe pesa, tudo aquilo que não faz parte do seu ser, do seu eu, ao fim descobrirá o verdadeiro ser que estava coberto pelos padrões que não permitiam aerar o seu ego.

Livrar-se de toda a carga que lhe impõe a sociedade para ter uma vida mais plena deveria ser uma busca constante, não, não falo de ser um rebelde sem causa, um anarquista, mas de não se impor limites que só dizem respeito a você, que fazem você viver uma vida que não é sua e que nada lhe acrescenta.

Não falo de modismos, mas de não viver de aparências, o presente sempre deve ser mais valoroso que a embalagem, caso contrário há algo errado aí.

Temos de ficar atentos porque a sociedade se atualiza, e quando você cansa ou tenta fugir de um padrão, ela sabiamente lhe impõe outros, com aparência de novo, de contemporâneo e que “atende” a suas novas demandas, temos de estar sempre atentos, ser moderado ainda é uma excelente escolha.

O nosso objetivo de vida deveria ser nos tornarmos a melhor pessoa que poderíamos ser nessa jornada na Terra, sua competição é com você mesmo, essa é a chave para a liberdade do nosso eu.

robson lopes

Written by

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade