Coração de Tartaruga

Ou como quebrar o pé fez eu abrir uma empresa de jogos

Todo mundo conhece a fábula da lebre a da tartaruga. Mas se alguém não lembrar, a Disney fez isso aqui:

Quando crianças, aprendemos que a tartaruga venceu porque a lebre ficava dormindo e subestimando a coitada. E claro, ficamos com a maravilhosa moral na cabeça:

Devagar e sempre
- Tartaruga

A questão aqui é, como que essa historinha de jardim de infância pode nos ajudar a viver nesse mundo caótico, nesse país maluco, no meio de uma crise que parece que não vai embora tão cedo?

Eu, você e nosso coração de Lebre

Todo mundo tem coração de lebre, sabia? O que você faria se ganhasse alguns milhões de dólares?

Nós sabemos como são as respostas mais comuns para essa pergunta. E até mesmo as mais sábias correm o risco de fazer como a lebre.

Vou tirar um cochilo porque a corrida já está ganha
- Lebre

Mas é claro que nem eu e nem você temos alguns milhões de dólares (nem mesmo alguns milhares). Mas a maneira como agimos, no nosso interior, tende a ser como a lebre.

Já viu alguém se matar de estudar para última prova do semestre, quando sabe que já tem uma média de 9,7 e, se quiser pode tirar 0 na prova que ele ainda passa? É claro que não vai. Ele vai tirar um cochilo porque a nota já está ganha.

Mas isso ainda não explica como resolver nosso problema…

Pensando como uma tartaruga

Imagine que você é uma tartaruga. Deve sair do ponto A e chegar ao ponto B. Você sabe que tem um montão de lebres correndo pra lá e pra cá, mostrando como são boas no que fazem, se exibindo, descansando, e rindo de você enquanto caminha.

Não é nada legal. Mas vamos lá, continua imaginando.

Tudo o que você tem que fazer é sair do ponto A e chegar ao ponto B.

A menor distância entre dois pontos é uma reta.
- Alguém

Assim fica fácil. Basta seguir em linha reta e, quem sabe, chegar antes da lebre na linha de chegada.

Pensando como um ser humano com coração de tartaruga

Se você tem um objetivo, sabe que para alcançar este objetivo você precisa fazer X, Y e Z. Então por que raios você está fazendo Q e W?

Em outras palavras:

PARE tudo que você está fazendo, olhe para onde quer chegar, e comece a caminhar para lá. Um passo de cada vez. Pode ser devagar, não tem problema, mas pelo menos saiba que a cada dia você está mais próximo da linha de chegada, e não mais longe!

Eu e meu coração de tartaruga

Não vou mentir, agi como uma lebre em boa parte de 2015. Tive de sofrer um acidente, literalmente perder minha capacidade de correr, pra perceber que eu fui pra lá e pra cá, mas não sai do lugar.

Então, com essa grande lição que aprendi com a fábula e com meu pé quebrado, decidi agir mais como tartaruga do que como lebre.

Ao longo da minha vida, sempre fui atraído por algumas coisas bem específicas. Coisas que vão desde a programação (minha formação) até a escrita (meu hobby) e o design gráfico(meu hobby remunerado). Mas sempre brinquei um pouco aqui, um pouco ali, e nunca levei nada disso muito a sério.

Até que tomei coragem e decidi partir rumo ao meu destino, ou sonho de infância, que é o de criar meus próprios jogos.

Turtle Hearts Logo

E foi assim que nasceu a Turtle Hearts. Nome que escolhi para minha empresa, pois meu desejo é que ela se torne um lugar para pessoas assim, com coração de tartaruga. (e porque tem arts dentro de hearts!)

Pretendo continuar relatando os passos dessa jornada por aqui. Tudo com muita calma, sem pressa, mas na direção correta.

Te convido a me seguir nessa aventura!