50 — Usos Criativos de QR Codes
Sep 8, 2018 · 6 min read

Os códigos QR estão rapidamente se tornando uma força poderosa no marketing, agindo como um conector entre o mundo físico e a web. As pessoas vêem um código QR, escaneiam e de repente se envolvem em sua mensagem (quando você faz isso direito).
Há muitas ideias criativas de como empresas, organizações sem fins lucrativos e municípios podem usar códigos QR para comercializar e se comunicar melhor com seus stakeholders. Aqui estão 50 que eu vim com ou tropeçou.
- Códigos QR em paradas de ônibus, estações de trem e estações de metrô: Uma varredura rápida forneceria informações em tempo real sobre quando o próximo ônibus, trem ou metrô chegaria.
- Postado ao lado de pinturas e esculturas em museus. Ótimo para visitantes que querem aprender mais sobre o artista, o período de tempo e a reação à foto. Também pode incluir links para outros trabalhos do artista, artistas relacionados e até mesmo a possibilidade de comprar a imagem em uma caneca ou pôster na loja do museu.
- Como parte de uma mala direta personalizada. Cada código QR pode ir para um PURL (URL personalizado (Uniform Resource Locator)).
- Em locais históricos e em trilhas para caminhada. Claro, uma placa é boa para a vovó, mas eu gostaria de me aprofundar mais, seja com uma entrada no wikipedia, ou um vídeo de um historiador local explicando o significado do site.
- Nos quiosques de vídeo. Os códigos QR podem aparecer quando as pessoas interagem com o seu quiosque, seja no shopping ou no local de trabalho.
- Para sinais de venda. Seja residencial ou comercial, os sinais de venda podem incluir códigos que continham todas as informações que uma folha de venda inclui, além de orientações em vídeo.
- Inscrições no boletim informativo por e-mail. Crie sua base de assinantes com links rápidos para uma caixa de inscrição de e-mail.
- E-learning Faça seu código QR gerar um e-mail que inicie um autoresponder, enviando e-mails diários cheios de lições e informações relacionadas.
- Ao lado de alimentos embalados em mantimentos. Dê aos compradores acesso rápido a receitas que incluam os ingredientes que eles veem na prateleira.
- Em um quebra-cabeça. Isso criaria um engajamento real, já que o usuário teria que montar o quebra-cabeça antes de digitalizar a imagem.
- No produto. Você pode incluir informações sobre a fazenda, crescimento orgânico vs. convencional, melhores datas, etc.
- Comprando café (ou qualquer outra coisa). Como a Starbucks faz .
- Em garrafas de vinho. Seria bom poder obter informações sobre a vinha, e talvez comprar um estojo daquela garrafa que eu apreciei no restaurante.
- Em tags para roupas sustentáveis. Essa peça de roupa é realmente sustentável? Vamos rapidamente escanear e ver sua história.
- Para sinalização de conferência. Ao lado do nome das próximas sessões em cada sala, estaria o código QR para que você pudesse obter a descrição completa, biografias dos alto-falantes e ver se havia algum espaço restante.
- Nas tags de nome da conferência. O SXSW faz isso há pelo menos um ano ou dois. Por que trocar cartões de visita quando você pode apenas digitalizá-los. Agora, você não sente tudo o TSA?
- Escrito em tinta de lula nas placas dos comensais. Você não pode fazer essas coisas .
- Em jóias. Exemplos são abundantes .
- Como parte de mapas interativos. Veja este exemplo em Town Graphics.
- Na parte inferior de todos os artigos de jornais e revistas. Então você pode rapidamente chegar à versão online e ver os comentários que os outros leitores deixaram.
- Em garrafas de licor. Ligado a beber receitas; isso seria especialmente bom para novas bebidas que você está trazendo para o mercado.
- Em licenças de construção. Nova York já está fazendo isso .
- Nos panfletos que você encontra sob seus limpadores de pára-brisa no shopping. Um exemplo pode ser uma oferta para uma lavagem de carros; o URL forneceria o código de desconto e as instruções para a lavagem do carro oferecendo o acordo.
- Nos anúncios de barra de segurança em teleféricos de montanha de esqui. Hoje em dia, todo mundo na montanha parece ter um telefone inteligente, e eles vão ser um público cativo por 5 a 10 minutos, sentados naquela cadeira subindo a montanha.
- Elevadores internos. Se eu administrasse um serviço de lavagem a seco ou qualquer outra coisa que ajudasse os executivos ocupados a sair, eu anunciaria dentro de elevadores em prédios altos. Outras boas opções podem incluir flores (para os cônjuges deixados em casa com as crianças), descontos em comida, etc.
- Nos banheiros do bar. Costumo ver corredores caseiros e empresas de táxi anunciando acima dos mictórios em bares. (Ei, o que eu posso dizer? Frequento locais de classe.) Por que não facilitar a viagem segura dos clientes para casa, em vez de ligar para um número errado?
- Dentro de um console de videogame para compartilhar avatares. Nintendo já está fazendo exatamente isso .
- Para que mais pessoas assinem uma petição. Como aquele para limpar a bagunça da BP .
- Em bares, clubes e em qualquer outro lugar, a música está tocando. Claro, o Shazam é uma ótima ferramenta para encontrar música, e muitas vezes você pode até comprar a faixa que você descobriu no iTunes ou na Amazon. Mas em um clube barulhento você pode não ser capaz de descobrir a música. Se um código QR aparecesse acima da cabeça do DJ, você poderia rapidamente escanear o código e comprar aquela nova música.
- Nas costas de reboques de trator. Porque “How is My Driving?” Com um número 800 é tão última década.
- Em convites de casamento em vez de cartões de RSVP. Digitalize um QR, salve uma árvore. E um selo.
- Como uma tatuagem temporária. Vinculá-lo ao seu perfil no Facebook ou conta no Twitter.
- Em um cartão laminado para feiras. Em vez de deixar cair um cartão de visita em um aquário. Os estandes ganham porque eles recebem todas as informações pertinentes, e o evento pode dar prêmios para as pessoas que são mais escaneadas.
- Para incentivar o feedback da comunidade. A biblioteca em Groton, CT , faz exatamente isso.
- Como papel de parede. Bem , é melhor que o papel de parede do nosso banheiro quando nos mudamos para a nossa casa.
- Na parte inferior dos flip-flops. A marca que eles fazem na praia … até a maré chegar.
- Em xícaras de café da cafeteria local. Muitas oportunidades de publicidade aqui.
- Em cartazes com links para livros gratuitos. O 1st Bank está distribuindo cópias gratuitas… desses clássicos fora de copyright . Eles também têm outras placas que ligam para o sudoku livre.
- Em um campo de bola. Você já viu o que os jardineiros podem cortar no campo hoje em dia? Eles são artistas!
- Em um outdoor humano. Pense em “comer em Joes”.
- Como papel de embrulho. Uma empresa já está personalizando isso com vídeos exclusivos anexados a códigos QR.
- Em estandes de feiras. Digitalize uma foto, (seja digitado para) ganhe um iPod grátis.
- Em receitas em revistas. Link rápido para vídeos, comentários e feedback no site.
- Para passeios auto-guiados nas fábricas. Escaneie um código, aprenda o que esse dohickey faz.
- Postado em janelas de carros nas concessionárias. Perfeito para os clientes após o expediente .
- Raspe e ganhe cartões. Não é suficiente fazê-los raspar o cartão, fazê-los escanear aquele cartão para ver se venceram.
- Em cartazes de filmes. Código QR leva-os para uma pré-visualização do filme.
- Em guardanapos de coquetel. O código pode levar os networkers ao site do patrocinador, ao site da bebida ou a algum site de rede com fotos, para que você possa se conectar com as pessoas após o evento.
- Em anúncios de TV para torná-los interativos. Aqui está um exame da AXA .
- Cartões de negócios. Nuff disse.
Tenho certeza que isso é apenas o começo.
