Entenda o “Golpe de 64” que na verdade foi um contra-golpe militar

Rodney Neville
3 min readApr 6, 2018

Esta saga iniciou-se antes mesmo de 1964, precisamente no ano de 1961, quando Jânio Quadros, presidente do Brasil neste período, renunciou o cargo para dar lugar ao seu vice, João Goulart (Jango), genro de Brizola.

Inicia-se então um governo do partido PTB, mais tarde, PT, de viés esquerdista baseado na ideologia comunista de Cuba e União Soviética queriam implantar o Socialismo no Brasil através de operações da KGB que possui até hoje agentes brasileiros infiltrados nas universidades.

Em 13 de março de 1961, em um evento da Central do Brasil, fizera vários anúncios, dentre eles o da estatização de 5 grandes empresas, além de tomar propriedades privadas.

Greves e falta de alimento, era o que marcava este período.

O estopim aconteceu em 30 de março onde apoiara a greve de soldados militares.Ora, greve no ambiente militar não existe, então alto escalão decidiu agir.

General Olímpio, comandante do exército, entendendo tamanho desrespeito, marchou em 31 de março de 1964 com uma tropa em direção ao Rio de Janeiro para depor o presidente Jango, sabendo disso fugiu para Portugal dia 2 de abril, abandonando o cargo, isso mesmo! abandonou o cargo!

Raniere Mazine do congresso empossou o cargo que estava vago até a a eleição que ocorrera no Congresso Nacional democraticamente, dentre 3 candidatos, em 11 de abril de 1964 o General Castelo Branco foi eleito. Posteriormente se seguiram:

  • 1966 — Costa e Silva
  • 1969 — Medici
  • 1973 — Geizel
  • 1978 — Figueiredo
  • 1985 — Tancredo neves

Entende-se por Ditadura Militar, um governo autoritário como o da China e Cuba, mas nada ao comparado com o que ocorreu no Brasil, assim como na turquia, que está sob regime militar, pois foi aprovado pela população. Esta tomada dos militares ocorreu a fim de evitar que o Brasil se tornasse Comunista. Tinha 99% da aprovação da população e tudo funcionava para as pessoas normais.

Mas os comunistas queriam implantar sua ideologia e não desistiu de atacar o regime militar. Pessoas eram treinadas em Cuba e Moscou, onde financiou e criou 29 grupos de terroristas que sequestravam embaixadores e matavam pessoas normais.

Mais tarde em 1966 investiram em um atentado no Aeroporto Guararapes em Recife na tentativa de matar o General Costa e Silva, matando 14 pessoas.

Esta guerra armada contra o terrorismo durou até 1974 após a instauração de uma operação denominada DOI-COD composta pela união das Forças, 500 do exército e 1000 Federais e Militares.

O balanço que se tem é de que os terroristas mataram 120 pessoas e feriram 354. E que 358 terroristas foram mortos ou sumiram.

Pessoas que se dizem hoje perseguidos, tem um motivo maior que é uma indenização do governo para estes que ficaram.

Quando os Militares assumiram em 64 o Brasil estava em 49ª no ranking da economia mundial, tinha 400km de asfalto.

Em 85, no final do regime, o Brasil já ocupava a 8ª posição na economia mundial, com 65 mil km de asfalto. Medici fundou a EMBRAPA em 71, tornando o brasil um dos maiores exportadores de alimentos, criou a EMBRAER (hoje privatizada), Policia Rodoviária, ENGESA, que exportava carros blindados, foram criadas 17 hidroelétricas. Foram criados o FGTS, FINEP (Financiamento de estudo), BNH (financiamento habitacional), FINAME (Financiamento de equipamentos). Nada parecido foi construído após 85.

Em 80, com Figueiredo, o Brasil enfrentou uma inflação devido a grandes construções e 2 choques econômicos do Petróleo. Antes de 64 o Brasil tinha com uma dívida externa de 3 bilhões de dólares, entregou com 105 bilhões. Houve uma tentativa contornar a inflação com o programa pró-álcool, mas não adiantou muita coisa.

Com base nesta inflação uma parte da mídia criou um contexto contra os militares, colocaram na cabeça dos mais jovens que deveriam deixar o poder e entregá-lo. Daí o movimento direitas já.

Não havia ditadura pois foi instaurado entre 64 e 85 o pluripartidarismo, que era a eleição para a composição de partidos para compor o congresso. haviam dois partidos, Arena e MDB. Não se escolhia prefeito, governador e presidente. mas vereadores e outros cargos.

Festival de música com Chico Buarque, Caetano Veloso, Vandré, Gilberto Gil e vários outros, letras de música carregadas de críticas porém não havia censura. Em 1968 os comunistas se manifestavam mais violentamente. Entre 68 e 78 devido houve censura pelo i5 das grandes mídias.

Com o suposto pagamento da dívida externa declarado por Lula, onde na verdade pagou apenas o juros, vemos hoje que após o Regime Militar a dívida externa era de 105 bilhões de dólares. Hoje o Brasil deve 320 bilhões de dólares para dívida externa e 2 trilhões para a dívida interna.

--

--

Rodney Neville

System architect, Data Architect, UX, VJ, EDM Production, Proccess, Statistical, self-growth and finding balance between it all.