Os Três Pilares da Muralha do Colorado

Internacional recém promovido da série B, o gigante gaúcho surpreende no campeonato brasileiro. Vice-líder e com a segunda melhor defesa da competição. Apenas 12 gols sofridos, só o Grêmio concedeu menos gols aos adversários, foram 11 no total. Marcelo Lomba, substituto de Danilo Fernandes, sofreu apenas 1 gol em 7 partidas. O arqueiro ostenta atualmente a marca de 450 minutos sem ser vazado. Quais são os segredos para ter um time tão sólido no setor defensivo?

Odair Hellman resgatou as tradições gaúchas, o Colorado possui um jogo muito forte de imposição física, principalmente no meio-campo que conta com Rodrigo Dourado, Edenilson e Patrick. Três jogadores pouco criativos, mas que aliam força, velocidade e boa chegada ao ataque em especial com Patrick e Edenilson.

Vou dedicar um parágrafo em especial ao Rodrigo Dourado, jogador que surgiu muito bem com Aguirre em 2015 e agora retomou o seu melhor futebol. Segundo o Who Scored, Dourado é o volante com mais interceptações no Brasileirão, é o segundo volante com mais vitórias em duelos aéreos, o sexto volante com mais desarmes e tem 87% de acerto nos passes.

Além do volante Rodrigo Dourado, Victor Cuesta e Rodrigo Moledo fecham a trinca que compõe a Muralha do Colorado.O zagueiro argentino possui boa saída de bola e velocidade, enquanto Rodrigo Modelo ganha a maioria pelo alto e possui muita força física. O bom funcionamento da dupla pode ser explicado em números.

(📸 Ricardo Duarte/ Internacional)

Confira alguns números individuais da dupla de zaga do Colorado.

Victor Cuesta na temporada.

  • 0,6 bloqueios por partida.
  • 4,6 rebatidas por partida.
  • 3,6 interceptações por partida. Líder do fundamento no Brasileirão.

Rodrigo Modelo na temporada

  • 0,5 bloqueios por partida.
  • 7,7 rebatidas por partida.
  • 2,9 interceptações por partida.

Os números do Internacional no Brasileirão com Victor Cuesta e Rodrigo Modelo são impressionantes. Em 14 partidas disputadas, o Colorado sofreu apenas 6 gols. São 8 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Aproveitamento de 69%. Sem a dupla de zaga titular o Inter disputou 6 jogos e tomou 6 gols, média de 1 por partida. No período foram 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Aproveitamento de 55%.

Com a dupla de zaga titular o aproveitamento é de campeão, sem eles o rendimento é de quem briga por Libertadores. Está na defesa o segredo para conquistar o caneco que não vem desde 79? Responde aí, torcedor Colorado.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade