Quer saber tudo sobre uma redação de esportes? É hora da 2ª turma

Curso Jornalismo Esportivo na Internet volta nos quatro sábados de junho, no Rio. Com Rodrigo Alves, do GloboEsporte.com

Qual é a receita de um bom texto? Jornalista tem time de coração? Como é uma cobertura em tempo real? É verdade que repórter trabalha todo fim de semana? Vida pessoal de jogador é notícia? Fala-se muito palavrão dentro da redação? Foto, vídeo ou infográfico? Pode entrar no facebook durante o expediente? O internauta está no desktop ou no celular? E o Neymar, hein, é gente boa? O que dá audiência? Jornalista ganha mal mesmo? Para onde vai essa profissão? Onde fica a máquina de café?

Alunos na redação do GloboEsporte.com

Se você está cheio de dúvidas sobre como funciona uma redação de esportes, vai anotando tudo para perguntar nos quatro sábados de junho. Vem aí a segunda turma do curso de extensão Jornalismo Esportivo na Internet, na Candido Mendes, incluindo uma visita à redação do GloboEsporte.com.

Falando em perguntas, vamos a algumas questões práticas:

Quando é?
4, 11, 18 e 25 de junho (sábados), sempre de 9h a 17h

Quanto é?
R$ 350 é o valor da inscrição.

Onde é?
Na Universidade Candido Mendes no Rio de Janeiro, campus Centro (Rua da Assembleia, nº 10, 3º andar). E a quarta aula (25/6) vai ser dentro da redação do GloboEsporte.com, na Barra da Tijuca.

Como é a inscrição?
Não é preciso ir até a faculdade. Basta fazer a transferência bancária do valor da inscrição (R$ 350) para a conta da Candido Mendes (Bradesco, agência 0471, conta corrente 093355–4, CNPJ 33.646.001/0001–67, favorecido Associação Sociedade Brasileira de Instrução). Não esqueça de enviar o comprovante da transação para cpge@candidomendes.edu.br, assim vamos monitorando a formação da turma. No dia da primeira aula (4/6), basta preencher uma ficha e levar identidade e CPF. As inscrições ficam abertas até o início do curso, mas as vagas são limitadas, então entre em contato antes no e-mail rodrigoalves00@globo.com para saber se ainda há vagas e garantir logo a sua reserva. Para quem quiser ver, aqui está o link da Universidade.

Debates na sala de aula na Candido Mendes

Para quem é o curso?
Para todo mundo que se interessa por jornalismo e esporte. A primeira turma tinha estudantes, jornalistas formados e pessoas que ainda não tinham entrado na universidade. Não há pré-requisitos e não é preciso levar qualquer material, mas quem quiser levar notebook ou tablet pode ficar à vontade.

Que temas vamos discutir?
É claro que o andamento do conteúdo depende do interesse dos alunos. Teremos inclusive um grupo de facebook para troca de ideias antes, durante e depois do curso. O grupo será usado para postagem de links, material de referência, informações e troca de experiências. De maneira geral, esses são os assuntos que estarão em pauta nas aulas:

  • Cenários do jornalismo
    Para onde está indo a profissão? O que mudou no modo de consumir e produzir informação? Como as redes sociais podem te ajudar? Como está o mercado? Para onde devemos olhar como modelo?
  • Tempo Real
    Como produzir bem na pressa da internet? Como funcionam os eventos esportivos transmitidos em tempo real? Que ferramentas são usadas?
  • Coberturas
    Como é a cobertura de um grande evento olímpico ou de um clube de futebol? O que é preciso saber para escolher as fontes? Como pensar em pautas para essas coberturas? Como produzir para várias plataformas?
  • Texto
    Como fazer um bom lead? Como criar um bom título? Boas práticas de texto, referências, vícios e clichês que devem ser evitados.
Alunos na redação do GloboEsporte.com
  • Entrevista
    Preparação, execução e edição: como evitar que a entrevista vire uma tragédia? Como lidar com personagens difíceis?
  • Formatos
    Qual é a melhor maneira de contar a sua história? Que formatos podem ser usados além do tradicional texto/foto? Boletins em vídeo, documentários, infográficos, desenvolvimento de páginas especiais, plataformas interativas, realidade virtual (com óculos especiais para exibição durante a aula!) e outras formas de empacotar o conteúdo.
  • Distribuição
    Edição de capas, chamadas em redes sociais, parcerias, distribuição alternativa: como fazer o conteúdo chegar ao consumidor?
  • Audiência
    O que dá clique e o que não dá? Quais são os limites? Até onde você pode ir para ganhar o público? O que é melhor: audiência ou engajamento?

Ok. Agora, quem sou eu?
É justo que você saiba, né? Eu sou Rodrigo Alves, coordenador de Futebol Nacional do GloboEsporte.com. Trabalho no site há 10 anos, fui editor de Esportes Olímpicos, com a cobertura in loco dos Jogos de Londres-2012, e fiz parte da equipe de edição da Capa. Também coordeno o módulo Texto para Reportagem nos cursos internos da redação. Antes do GE, trabalhei oito anos no Jornal do Brasil e passei por revistas e rádios. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

O que mais?
Ainda tem dúvidas? Sem problemas. É só me mandar um e-mail no rodrigoalves00@globo.com. Ou me adicionar no facebook: www.facebook.com/rodrigo.alves.378537. Espero que a gente possa trocar ideias em breve! Dá uma olhada aí na foto e vê se o povo da primeira turma curtiu ou não curtiu a experiência. Valeu!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.