Oficial lançamento Java SE 10

rodrigoapolinaro
3 min readMar 21, 2018

--

Oracle lançou JDK 10

Liberação e disponibilidade geral do JDK 10

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Informação a Introdução Java SE 10

https://blogs.oracle.com/java-platform-group/introducing-java-se-10

Oracle continua com o compromisso de entregar novas inovações Java, junto com a maior comunidade mundial desenvolvedores, é uma das linguagens atual de programação mais usada no planeta. O Java continua a ser a linguagem de programação número 1 preferida pelos programadores de software.

Em 2017, a Oracle e a comunidade Java anunciaram suas intenções de mudar para uma nova versão a cada seis meses para Java, com o objetivo de reduzir o intervalo entre os principais lançamentos.

A Oracle anunciou ontem 20 de março de 2018 a disponibilidade geral do Java SE 10 (JDK 10). O JDK 10 é uma implementação pronta para produção da Especificação de Plataforma Java SE 10, conforme especificado pelo JSR 383 no Java Community Process. A primeira versão do novo ciclo de inovação Java de seis meses da Oracle, o Java SE 10 fornece vários novos recursos, incluindo tipos de variáveis locais, GC paralelo completo para G1 e recursos experimentais como o JIT Compiler baseado em Java.

O Java SE 10 foi criado em estreita da colaboração com a Comunidade OpenJDK, um conjunto diversificado de colaboradores que colaboraram por mais de dez anos em uma implementação de código aberto da plataforma Java SE. Os principais recursos da nova versão incluem:

1. (JEP 286) Inferência de tipo de variável local: Aprimora a linguagem Java para estender a inferência de tipos às declarações de variáveis locais com inicializadores. Introduz var para Java, algo que é comum em outras linguagens.

2. (JEP 296) Consolidar a Floresta JDK em um Repositório Único: Combine os numerosos repositórios da floresta JDK em um único repositório para simplificar o desenvolvimento.

3. (JEP 204) Garage Collector Interface: Melhora o isolamento do código-fonte de diferentes coletores de lixo, introduzindo uma interface limpa do coletor de lixo (GC).

4. (JEP 307) GC Paralelo Completo para G1: Melhora as latências de pior caso G1 tornando o GC completo em paralelo.

5. (JEP 301) Compartilhamento de Classe de Dados do Aplicativo: Para melhorar a inicialização e o footprint, esse JEP estende o recurso de compartilhamento de dados de classe (“CDS”) existente para permitir que classes de aplicativo sejam colocadas no arquivo compartilhado.

6. (JEP 312) Apertos de mão locais com os segmentos: introduza uma maneira de executar um retorno de chamada nos encadeamentos sem executar um ponto seguro global da VM. Torna possível e barato interromper segmentos individuais e não apenas todos os segmentos ou nenhum.

7. (JEP 313) Remova a ferramenta Gerador de Cabeçalho Nativo: Remova a ferramenta javah do JDK, uma vez que ela foi substituída pela funcionalidade superior no javac.

8. (JEP 314) Extensões adicionais de tag de idioma Unicode: Aprimora java.util.Locale e APIs relacionadas para implementar extensões Unicode adicionais de tags de idioma BCP 47

9. (JEP 316) Alocação de heap em dispositivos de memória alternativa: permite que a VM HotSpot aloque o heap de objeto Java em um dispositivo de memória alternativo, como um NV-DIMM, especificado pelo usuário.

10. (JEP 317) Compilador Experimental JIT Baseado em Java: Permite que o compilador JIT baseado em Java, o Graal, seja usado como um compilador JIT experimental na plataforma Linux / x64.

11. (JEP 319) Certificados Raiz: Fornece um conjunto padrão de certificados de Autoridade de Certificação (CA) raiz no JDK.

12. (JEP 322) Versionamento de Liberação Baseada em Tempo: Revisa o esquema de versão-string da Java SE Platform e do JDK, e informações de versão relacionadas, para modelos de lançamento baseados em tempo presentes e futuros.

Para saber mais sobre o lançamento do JDK 10, visite o blog do Java PM. Para a lista completa dos recursos introduzidos no JDK 10, visite esta página.

--

--