Business Council for International Understanding visita Guarulhos
Guarulhos recebeu nesta quinta-feira, 06/09, a visita de uma missão de empresas norte-americanas organizada pelo Consulado Americano e pelo Business Council for International Understanding — BCIU, todas atuantes no mercado de soluções para cidades inteligentes. Seguindo nossa agenda de relacionamento com outros países cujo objetivo é ressaltar que a cidade está de portas abertas para a recepção de novos empreendimentos e investimentos, trazendo desenvolvimento e novos empregos.
Na oportunidade conduzimos uma apresentação sobre o tema das cidades inteligentes, apresentando as diretrizes, desafios, visão e iniciativas da cidade dentro do tema, para dar um contexto à delegação sobre as possíveis oportunidades que se encontram no horizonte em Guarulhos.
As soluções de cidade inteligente para nossa cidade precisam ser integráveis, de forma a permitir que as soluções possam se comunicar e se complementar; abertas, para que a infraestrutura criada possa gerar a oportunidade para o desenvolvimento e embarca de novas soluções desenvolvidas no futuro; e transparentes, transformando os dados em informação acessível e útil para os cidadãos.
Ressaltei a necessidade de a cidade captar investimentos privados diante das restrições financeiras existentes para investimentos diretos, sendo destacado o trabalho desenvolvido em iniciativas de desestatização, de forma a garantir que esses novos investimentos sejam trazidos com competitividade, transparência e sempre em função do interesse público e do aumento de qualidade e eficiência dos serviços oferecidos pelo cidadão. Aproveitamos ainda para destacar as iniciativas que o governo tem empreendido para modernização da administração municipal, incluindo a viabilização de financiamentos subsidiados junto ao BNDES e à Caixa Econômica Federal nas linhas do Programa de Modernização da Administração Tributária — PMAT e do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros — PNAFM.
Os representantes do BCIU apreciaram a recepção em Guarulhos. Max Horwitz, diretor da entidade, apresentou brevemente a BCIU e sua missão: “O BCIU é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada em 1955 pelo governo do presidente Eisenhower e que trabalha no desenvolvimento de relações com governos estrangeiros e agências multilaterais para ampliar as oportunidades de negócios dos seus mais de 240 membros, muitos deles empresas multinacionais.” Amanda Knarr, coordenadora de programas para as Américas, complementou: “Essa missão com o tema de cidades inteligentes foi organizada em parceria com a conferência Connected Smart Cities, da qual as empresas participaram. Tivemos a oportunidade de visitar outros municípios nesse período, como Campinas e São Paulo, e acredito que conseguimos fechar com chave de ouro em Guarulhos”.
A Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação de Guarulhos, da qual estou a frente, tem trabalhado com afinco na construção de novos relacionamentos e parcerias que permitam a Guarulhos viabilizar novos projetos e ações. Exemplos disso são a condução de agendas de parcerias com a Agência Francesa de Desenvolvimento — AFD, mais avançada na área de mobilidade em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito, e a celebração de acordo de cooperação técnica para projetos de desestatização com o BNDES, ação desenvolvida conjuntamente com o Departamento de Apoio à Parceria Público Privada da Secretaria de Governo Municipal.
O fato é que não temos como pensar em desenvolvimento econômico sem trabalhar em bloco com todas as demais pastas que estão na linha de frente nas suas diversas áreas de competência. Vamos trabalhar para ajudar as demais pastas a criar pontes para viabilizar projetos com impacto positivo para a nossa cidade, no curto, médio e longo prazos.
Rodrigo Barros
Secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação de Guarulhos
