Aplicativo Nativo ou Híbrido: qual a diferença?

Com o mercado de aplicativos crescendo e a demanda por novos apps sendo cada vez maior, os contratantes buscam uma ótima experiência de usuário, alta performance de uso e, claro, o desenvolvimento no menor espaço de tempo.

Muito se fala em desenvolvimento de aplicativos, mas muitas dessas pessoas não possuem conhecimento o suficiente pra entender o lado tecnológico para a criação de um.

Com isso eu trouxe uma breve explicação dos tipos de aplicativos com suas vantagens e desvantagens para você conhecer e ter ainda mais informações antes de fechar um contrato de desenvolvimento.

Aplicativo Nativo e Híbrido, o que são?

O desenvolvimento de novos aplicativos possui duas linhas principais: híbridos e nativos.

Basicamente um aplicativo nativo é escrito na linguagem de programação específica do dispositivo (iOS e Android, por exemplo), levando em conta uma arquitetura específica, código fonte e tecnologias distintas por plataforma.

Um aplicativo híbrido é feito em um único código fonte, em uma mesma linguagem de programação e utilizado para diversos dispositivos (iOS e Android, por exemplo).

Quando utilizar cada um?

Essa é uma grande discussão na comunidade mobile, mas vamos lá: tudo depende.

A escolha por essas duas linhas de desenvolvimento passam por quanto de investimento você tem, qual o tempo que você precisa para colocar o app no mercado, se precisa acessar recursos do celular, se precisa de muita performance e ainda muitos outros fatores.

Aplicativo Nativo

Algumas vantagens do desenvolvimento de apps nativos é que você possui muito mais controle sobre os recursos do seu celular, como alarme, câmera, galeria de imagens, etc. A velocidade do seu aplicativo também é influenciada por ser nativo, já que é escrito na mesma linguagem de programação do dispositivo.

Já algumas desvantagens são de que se você precisa de aplicativos para Android e iOS, o investimento será mais alto e também a manutenção deverá ser feita em dois (ou mais) lugares diferentes.

Aplicativo Híbrido

Uma das principais vantagens do desenvolvimento de apps híbridos é que o código fonte é escrito em um só lugar e no final são gerados os aplicativos para as plataformas necessárias (Android e iOS). Isso faz com que se tenha muito mais velocidade, além de menos investimento (já que precisará de menos programadores) e a manutenção se torna mais rápida e barata já que só é preciso atualizar um código fonte.

A desvantagem para aplicativos híbridos é a performance do aplicativo, que se desenvolvidos de forma errada ou utilizando tecnologias mais antigas podem afetar consideravelmente a experiência do usuário.
Outro ponto muito importante é sobre o acesso aos recursos do celular. Se sua aplicação precisa muito dos recursos nativos do celular, a escolha do aplicativo híbrido pode não ser a melhor opção.

Concluindo

Tudo depende de quais são as necessidades do seu negócio, o valor de investimento que você possui e o tempo para entrada no mercado.
Muitos dos aplicativos e softwares em geral começam do jeito errado, e isso a longo prazo traz mais dor de cabeça do que benefícios. Por isso é importante avaliar bem questões como a tecnologia para garantir a longevidade do seu negócio.

- Veja mais em: http://codardigital.com.br/blog