A ansiedade

A ansiedade é um dos sentimentos mais cruéis que se pode sentir. É uma baita crueldade consigo mesmo.

Estar ansioso é, basicamente, sofrer por antecedência; se preocupar com coisas que ainda não aconteceram, e imaginar centenas de coisas que poderiam acontecer na pior das hipóteses.

A ansiedade é esperar por algo que talvez não venha, e ocupar a mente com problemas que ainda não existem

Nós, como seres humanos, temos como característica fundamental não conseguir nos controlar na maior parte das situações que vivemos. Sendo assim, não conseguimos evitar certos pensamentos. E, se desejamos não pensar em determinado assunto, aí é que pensamos mesmo.

Como aquele problema no trabalho. Não importa se é sábado à noite, sua cabeça continua repassando aquela situação, avaliando novamente todos os detalhes, pensando em possíveis repercussões no futuro. Mesmo que não haja nada que se possa fazer a respeito.

Isso porque a ansiedade nos faz ser bastante contraditórios. Enquanto a gente racionaliza situações e imagina o futuro, o mais racional a fazer é cuidar dos problemas concretos, os problemas do presente.

A gente só pensa no futuro e, por consequência, não vive o presente.

O pior de tudo é que sempre projetamos os problemas de um jeito muito pior do que eles realmente são. Mas, mesmo sabendo disso, cada vez nos preocupamos cada vez mais. O próximo problema é sempre o pior de todos.

A boa notícia é que tudo isso tem solução.

“é só relaxar, ficar calmo… você não tá tentando o bastante”

A ansiedade tem remédio, e muitas vezes é medicamentoso mesmo.

Para cada pessoa a solução da ansiedade tem contornos diferentes, mas normalmente passa pela mesma atitude sublime de “ligar o foda-se”.

Não se importar com certas coisas passa a ser necessário. E a gente ainda precisa criar um filtro para se importar apenas com… aquilo que realmente importa.

Desculpe se você chegou aqui em busca de uma resposta para a ansiedade. Eu realmente não tenho uma receita para você ser uma pessoa menos ansiosa, apenas resolvi escrever sobre o assunto porque, no fim das contas, percebi que escrever me deixa mais calmo.

Agora só falta a revisão. E revisar textos normalmente me deixa meio…

¯\_(ツ)_/¯