Aprenda a Limpar o Filtro do Ar-Condicionado

Limpar o filtro do ar-condicionado é muito importante para manter a durabilidade do aparelho e prolongar a sua vida útil. Com a máquina funcionando normalmente você também pode economizar energia porque ele não vai precisar “trabalhar” mais para cumprir seu papel de refrigerar o ambiente.

Limpar o aparelho frequentemente é muito importante para quem não utiliza o ar-condicionado na função quente durante o inverno, já que o acúmulo de poeira pode ocorrer independente do uso. A melhor escolha sempre é a prevenção!

Mais uma vantagem muito importante ao limpar o filtro do seu ar-condicionado é a melhora da qualidade do ar que você respira evitando várias doenças como a rinite. O filtro sujo pode ser um meio altamente perigoso de propagação de bactérias pelo ar que podem acarretar em reações alérgicas.

Limpe o filtro no intervalo máximo de dois em dois meses, mas se o ambiente for muito empoeirado, faça a limpeza constantemente.

Limpar o Filtro do Ar-Condicionado: Passo a Passo

Sabia que não precisa desplugar o aparelho para fazer a limpeza? Faça o seguinte, desligue normalmente o ar condicionado e siga as instruções:

  1. Retire a parte da frente do ar-condicionado e limpe com um paninho seco. Caso esteja muito sujo, faça a limpeza com água morna;
  2. Retire o filtro do ar-condicionado e jogue um pouco de água morna. Despeje a água no sentido contrário: se o ar entra de cima para baixo, passe a água no outro sentido para retirar a sujeira. Não use aspirador de pó! Produtos químicos ou ferramentas para escovar o filtro, podem danificar seu aparelho e acabar prejudicando seu desenvolvimento;
  3. Deixe o filtro secar ou dê batidinhas retirando o excesso de água;
  4. Por fim, insira novamente o filtro do ar-condicionado e feche o painel.

Leia sempre as instruções de limpeza presentes no manual do ar-condicionado. Geralmente contém informações específicas sobre as instruções de uso.

Limpar o Filtro do Ar-Condicionado: Manutenção Preventiva

Para a limpar o filtro do ar-condicionado completamente, limpe as partes internas do aparelho, como os trocadores de calor. Mas muita atenção! A limpeza profunda, chamada de manutenção preventiva, deve ser realizada apenas pelo técnico especializado.

Tenha o serviço de limpeza do ar condicionado!

Like what you read? Give Limpeza Fácil a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.