Every year hundreds of brands emerge into the market having two common goals: be remembered by customers and stand out in people’s mind. Last year more than 15.000 brands were born in the world in the first quarter and most of them died by the end of 2019.

We already know brands need a special care when being built, aligning brand values with products and customer tastes which shift every minute according to changes in technology and society.

Design is another piece that makes brands valuable and noticeable. The more symmetrical a brand is, the more memberable it is.

Both…


Nunca tinha ouvido falar em Micromanager até conhecer o meu, aos 40 anos, nos Estados Unidos. Confesso que estou assustado e imensamente grato por essa experiência. Para vocês entenderem melhor o impacto que foi eu descobrir e ter um chefe Micromanager, vou falar um pouco sobre o meu background.

Desde que eu comecei a trabalhar, sempre tive chefes que me ajudaram a crescer, exploraram o melhor de mim e instigaram minha criatividade e a capacidade de resolver problemas. …


Muitos já me pediram para escrever sobre as diferenças entre Design Thinking e Design de Serviço, outros a diferença entre Canvas e Funil de Inovação. Decidi escrever sobre Design thinking e Service design e espero que o conteúdo inspire as pessoas para começarem aplicar os métodos. Sempre deixo claro, na minhas aulas, que por mais que misturamos todas essas técnicas no dia-a-dia, existe um véu sútil que separa todas elas.

Vou começar explicando essas diferenças pela história do design, já que todos nascem de uma mesma estruturação. As principais técnicas de design que conhecemos hoje nasceu na escola alemã de…


É sempre bom revermos o passado principalmente em tempos de comemoração. Sempre fui fascinado pela história do Brasil e era um dos primeiros alunos a querer pesquisar e ir mais fundo quando a professora passava alguma tarefa. Adorava ver as ilustrações, os quadros temáticos, as “histórias” escondidas em cada momento histórico. Eu era bem “nerd” na época aponto de saber os melhores amigos de Tiradentes :) rsrsr e hoje de manhã me pego em uma crise criativa sem saber o que criar para comemorar a Independência do Brasil e postar na timeline da Tria Prima.

Revivendo um pouco minhas aulas…


“- E ai professor, o que vem depois da prancha de seleção?” Pergunta básica que muitos alunos e aspirantes em design fazem quando estão aprendendo o método ou aplicando em seu primeiro projeto. A resposta é simples e ao mesmo tempo difícil de entender pois esse “depois”, na realidade, é a continuação do processo criativo utilizando as pranchas como frames.

Depois que você já teve algumas ideias e rabiscou um pouco em sua prancha de seleção, temos que por a mão na massa e começar a criar. Existem 3 caminhos para seguirmos quando queremos criar uma mensagem, uma marca, um…


Se você perdeu nosso webinar da semana passada, não se preocupe porque você vai encontrar aqui todas as ferramentas que discutimos durante o evento. Abordamos um pouco de cada assunto e fizemos um overview sobre algumas ferramentas para a construção de uma cultura de branding.

Faça download do nosso e-book aqui e acompanhe a transmissão de nosso vídeo.


Vocês conhecem os métodos Método Bi-Associativo e Método Elaborativo? Vocês sabiam que um complementa o outro?

O Método Bi-Associativo foi desenvolvido por Kneller e Koestler. Eles acreditavam que para criar precisávamos da interação de duas matrizes. O resultado, neste caso, seria uma terceira matriz totalmente diferente da primeira e da segunda.

Esta teoria evoluiu para o que nós conhecemos de “referência” ou pesquisa de referência. A referência funciona como as matrizes. O que é muito comum acontecer com esse método é criamos projetos semelhantes às matrizes ou às referências utilizadas. Desta maneira, podemos ter problemas de plágio.

Neste método é…


Parque Olímpico na China — 2020, Maquete Ilustrativa.

É normal nos designers ou arquitetos e urbanistas perguntarmos: para onde estamos indo? Qual o futuro do design e da arquitetura? Qual o real impacto que essas áreas podem ter no Urbanismo? Por outro lado, urbanistas veem o design e a arquitetura como ferramentas estéticas para melhorar a planta de uma cidade.

Para entendemos melhor essa relação e as mudanças que estão por vir, temos primeiro que entender o objetivo de cada área. A Arquitetura trabalha com o princípio dos 3 “F”: Função — é o objetivo de prover uma cobertura ou proteção. Esse conceito é o da construção, da…


Projeto Elixir Pharma, Ribeirão Preto — SP designed por Rodrigo A Gianello

Existe um processo para desenharmos ou pensarmos a identidade do brand. Muitas pessoas confundem identidade, brand e logo e esses conceitos precisam estar bem definidos antes de começarmos a desenvolver a “brand identity”.

O que é Brand?

Brand é um “set” ou conjunto de expectativas, memórias, histórias e relações, que juntas fazem toda diferença para a tomada de decisão do consumidor ao escolher um produto ou serviço. Então, como digo para os meus alunos, não é o desenho de sua marca que vai fazer diferença, mas o conjunto visual, simbólico e comunicativo que ela vai oferecer para o futuro usuário.


É muito normal as pessoas confundirem uma releitura com uma referência e como ambas são aplicadas em um projeto. O importante é perceber que tanto uma quanto a outra são técnicas completamente diferentes. Não existe nada de semelhante ou algum tipo de ligação astrológica entre essas técnicas.

Releitura é a capacidade que temos de ler uma imagem, obra ou estilo e interpreta-la de diferentes maneiras. Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, imagem ou projeto, existem diversas possibilidades de releituras da mesma. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão do conteúdo da obra original. …

Rodrigo Argenton Gianello

10+ years of experience in creative direction, branding, design and content planning. I enjoy creating visual stories that inspire people. #contentplanner

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store