O Empreendedor em Movimento

Artigo publicado no jornal Gazeta do Povo — Set. 2012

Na natureza, tudo está em movimento constante, sejam os planetas e estrelas, humanos e insetos, células e, bactérias. Se algo pára e deixa de adaptar-se, tende a tornar-se irrelevante e degenerar!

Além de “movimento”, não existe nenhum ser na natureza que sobreviva sozinho, ou seja, dependemos de outros seres e nutrientes para crescer e sobreviver. Além disso, lembre-se que Darwin nunca disseque os mais fortes sobrevivem, mas que são aqueles mais flexíveis e que melhor se adaptam aos seus ambientes.

Dito isso, o que “estar em movimento”, “depender de outros”, e “adaptar-se” significam para um empreendedor? Sendo bem direto, significa que nada é mais mortal para um negócio ou empreendedor do que ficar parado ou isolar-se!

Pode parecer simples, mas muitos empreendedores montam seus negócios e ficam esperando que os clientes e oportunidades “apareçam”. Não ampliam suas redes de contatos, não criam novidades e fazem com que um dia seja igual ao outro, enquanto o resto do mundo muda.

Alguns empreendedores contam com uma clientela ou tiveram sucesso no passado, mas não se atualizam, não buscam ou implantam melhorias e fazem pouco ou nada que “movimente” seu negócio. O “conforto” de um sucesso meus amigos, também pode isolar ou paralisar empreendedores por acharem que em “time que está ganhando não se mexe”.

Quando isso acontece, a Natureza não perdoa, o negócio fica estagnado ou tende a fechar.

A boa notícia é que os empreendedores podem se beneficiar destas leis à medida em que as compreendem e utilizam em seus negócios. Portanto, ao invés de morrer por ficar parado e isolado, mexa-se e procure quem quer te achar para seu negócio sobreviver e crescer!

Vá atrás de clientes, visite concorrentes e melhore seus produtos e serviços. Pesquise idéias e implante novidades para que seu negócio esteja sempre fresco e atual!

Precisa de ajuda? Busque também! Você irá se surpreender com a quantidade de cursos, parceiros e programas de apoio que poderão te apoiar!

Uma destas oportunidades é a Aliança Empreendedora, que viabiliza, além de investimento financeiro, visibilidade, acesso a mercados capacitação e acompanhamento a os empreendedores vencedores em todo o Brasil. Que tal tentar? Ficar esperando não faz nada acontecer!

Rodrigo Brito é co-fundador e diretor da Aliança Empreendedora, além de sócio-diretor da INK.