Quer um propósito? Procure problemas!

Artigo publicado em 04/09/2013 na Gazeta do Povo

Conheço muitas pessoas que todos os dias sonham em empreender, mas não sabem o que fazer ou por onde começar. Alimentam a vontade de criar ou transformar algo e visualizam a si mesmas “um dia” criando e tocando seu negócio ou organização. Mas este dia nunca chega, por que lhes falta “a ideia”, um “sonho” claro ou um propósito do que querem transformar.

Gostariam de fazer muitas coisas, mas não sabem qual é seu propósito de vida. Sem ele definido, esperam “mais um dia” ano após ano, e aí a vida passa. Sonhos e propósitos não se escondem para ser encontrados, nem são frutos de definições ou insights mágicos. Eles nascem e crescem da vontade de resolver, arrumar ou criar algo melhor.

Por isso, ao invés de esperar ou querer encontrar um sonho ou propósito para sua vida, procure problemas. Isso mesmo. Problemas.

Ed, um jovem empreendedor de sucesso apoiado pela Aliança começou seu negócio e trajetória assim, escrevendo “A Lista dos Não Tem” em um pedaço de papel. Ali ele anotava tudo o que faltava no bairro, o que as pessoas reclamavam que era ruim ou que sentiam falta. Em pouco tempo, a lista de problemas estava cheia de oportunidades a serem resolvidas.

O que é que está ruim ou mal feito que você pode resolver ou ajudar? O que é que as pessoas sentem falta ou que ninguém faz no seu setor ou bairro que você pode oferecer? Nos problemas você achará seu propósito.

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/empreender-pme/quer-um-proposito-procure-problemas-2ypu7i516y6ca7hduhyvq0ifi