História de Rodrigo Mendonça

Oi, tudo bem?

Meu nome é Rodrigo Azevedo de Mendonça , sou um estudante de engenharia de produção do último ano, na Ufscar, campus Sorocaba. Atualmente moro em São Paulo e trabalho na Nielsen, maior empresa de pesquisa de mercado do mundo, na área comercial, atendendo grandes clientes. Tenho 22 anos.

Nasci em uma cidade bem pequena, José Bonifácio, 30 mil habitantes. Meus pais sempre foram muito preocupados com nossa educação (minha e de meus irmãos mais velhos), fiz Kumon e CCAA desde pequeno, além de judô e natação, e sempre aprendi a ter compromissos, respeito e disciplina.Hoje percebo que o Kumon desde cedo me ajudou a ter um raciocínio muito rápido, e adorar problemas de lógica. Acabei tanto o Kumon quanto o inglês no meio do colegial. Como minha cidade não possuía boa estrutura no ensino médio, fui estudar fora , e com 14 anos eu não morava mais em casa, me mudei para uma cidade ao lado, Rio Preto, onde fiquei 3 anos até me formar. Essa aventura foi uma grande mudança na minha vida e me dá muito orgulho, pois me desenvolvi cedo e amadureci antes da faculdade, deixando de enfrentar problemas no futuro que muitos estudantes teriam, porém a saudade dos meus pais e da minha família também foi um problema que tive que enfrentar durante a vida.

Passei na Ufscar direto, fui para Sorocaba, e lá participei de muita coisa : Centro Acadêmico, Monitoria, Tutoria, etc. Sempre fui muito ligado com esportes, amo praticar e assistir, e na faculdade sempre tentei melhorar o nível esportivo. Organizei campeonatos grandes, tanto de esportes com bola quanto de videogames, vendi muitos produtos esportivos, procurei patrocinadores, gerenciei times grande, enfim, realizei muitas coisas nos meus 3 anos de Centro Acadêmico e 2 anos de diretoria.

Outra coisa que me orgulho são meus intercâmbios, um voluntário na Grécia, onde deixei uma bela imagem do Brasil e fiz muitas amizades dando aulas para crianças gregas em uma escola, e o outro em Minnesota, EUA, onde trabalhei muito em um parque aquático e desenvolvi meu inglês. Ambos foram experiências fantásticas, onde pude conhecer novar culturas, viajar muito e ganhar experiência .

Intercâmbio na Grécia
Sala de aula de Surdos-Mudos

Não sei se faria algo diferente na minha vida, acredito que o destino nos leva ao caminho certo, mesmo que não pareça a priori, e sou feliz com o que me tornei, mesmo as vezes parecendo que algo está dando errado tento ser otimista e ver o copo “meio cheio”, para assim conseguir forças e reverter a situação.

Meus amigos e familiares me conhecem como uma pessoa que gosta de conversar, é apaixonada pelo São Paulo, ama viajar e não abaixa a cabeça por causa de um problema, sempre se mantém calmo e pensa em como resolver. Além de esportes, aliás, gosto muito de séries e de história, principalmente história antiga, e amo viajar, conhecer novos países e novas culturas diferentes da nossa.

Meus pais, meus exemplos

Escolhi participar do Trainee J&J porque com o desenvolvimento e conhecimento do mercado brasileiro que tive na Nielsen acredito que posso por em prática em uma grande empresa e ajudá-la a melhorar sua performance diante das dificuldades do atual cenário brasileiro, e obviamente me desenvolver mais e aprender novas coisas, agregando conhecimento e aprendizado na minha carreira.

Sobre meu propósito de vida, quero sempre ser lembrado como uma pessoa boa, honesta, que fez do mundo um lugar melhor e mereceu chegar onde chegou, sempre lutando e ajudando quem pode. Quero educar meus filhos muito bem, e dar a eles as oportunidades que eu tive, para assim fazer do mundo um lugar melhor pro futuro. Para mim, sonho em poder conhecer o mundo viajando, ter uma estabilidade financeira e felicidade, com pessoas que eu ame e que me amam ao meu redor.

Muito obrigado pela oportunidade.