Remova a dificuldade do óbvio.

Recentemente me deparei com uma palestra de Gary Haugen no TED, onde ele fala a respeito de ,Compaixão coletiva, e o dinheiro que vai para a assistência humanitária, e como esse dinheiro acaba sendo inutilizado pela falta da aplicação da lei, e como o abuso e a violência gera um impacto direto com a situação das 2 bilhões de pessoas que vivem com menos de 2 dólares por dia.

Logo, tenho a lembrança de como estamos lidando com a tecnologia, e como ela tem sido para muitos a chance de criar algo incrível, ter apoio dos melhores investidores e alcançar suas fortunas particulares, o brilhante Luis von ahn, que introduziu a simples caracteres, diversas funções impressionantes utilizando o CAPTCHA, para agregar segurança a sites diferenciando humanos de maquinas, e ao mesmo tempo digitalizar livros, chegando a números superiores a 750milhões de pessoas gastando 10 segundos do seu tempo digitando CAPTCHAS em um dos 350mil sites que utilizam desta ferramenta, sem perceber digitalizam cerca de 2,5 milhões de livros por ano, uma palavra por vez, números impressionantes do poder da colaboração global, com uma coisa relativamente pequena que é uma palavra.

Em uma musica de Zé Geraldo, o mesmo cita a violência das guerras e a indiferença de muitos para o que está acontecendo em uma das frases celebres "tudo isso acontecendo e eu aqui na praça, dando milho aos pombos", em um cenário similar ao que vivemos hoje como a guerra na síria, crise econômica, violência, e abuso na África que enfraquece a ajuda humanitária e a aplicação da lei, a questão é, estamos pensando em novas tecnologias para nos enclausurar ou vamos aliar negocio, com altruísmo, reconhecendo o poder que um mundo conectado possui, e trabalhar juntos, investir tempo não para gerar fortunas, mas para descobrir tesouros escondidos nas coisas "obvias", como na metáfora do "ovo de colombo",

Conta-se que Cristóvão Colombo, em um banquete comemorativo pela descoberta da América, foi perguntado se acreditava que outra pessoa seria capaz de fazer o mesmo, se ele não tivesse feito. Para explicar, Colombo desafiou os presentes a colocar um ovo de galinha de pé sobre uma das suas extremidades. Quase todos que estavam presentes aceitaram o desafio, mas como ninguém conseguia descobrir, Colombo decidiu mostrar a solução: bateu o ovo contra a mesa de leve, quebrando um pouco a casca de uma das pontas, de forma que assim ele se achatasse e pudesse ficar de pé. O cortesão que havia lhe questionado exclamou que desta forma qualquer um poderia fazer, e Colombo responde que de fato qualquer um poderia, porém qualquer a que tenha lhe ocorrido de fazê-lo. Acrescenta que após ele ter mostrado o caminho para o Novo Mundo, qualquer um pode segui-lo, mas que antes foi necessário que alguém tivesse a ideia, e alguém depois precisou coloca-la em pratica. Ele não descobriu a solução, apenas removeu a dificuldade.

Se com uma palavra, conseguimos traduzir milhões de livros, imagine o que mais essas 750milhões de pessoas também seriam capazes de resolver juntas?, desenvolver?, criar? Expandir?, estas estão de fato juntas!, espalhadas por toda a internet, que inclusive, é bem maior que isso, porem ignoram o impacto que a criatividade "obvia" tem em um cenário global, e ficam dando seus milhos aos pombos.