O meio faz a pessoa ou a pessoa faz o meio?

Talvez esta seja mais uma dúvida do estilo: quem veio primeiro? O ovo ou a galinha? Na minha opinião, esta pergunta não existe.

O que existe são opiniões sobre o quanto e como você impacta o seu ambiente e oquanto e como esse meio influencia você.

No passado, quando o acesso à informação era muito mais escasso, as pessoas mais velhas detinham mais informações e conhecimento. Hoje em dia elas ainda são mais experientes, mas os jovens possuem com a internet verdadeiras bombas nucleares de informação. A facilidade de acesso à informação de qualidade está ‘empoderando’ os jovens, e por isso, quero deixar uma dica para quem não quer ficar para trás:

“Hoje os jovens são capazes de falar e entender sobre qualquer assunto e, mais do que isso, eles querem falar e entender sobre qualquer assunto”.

É comum ouvirmos ‘as paredes’ dizendo que os jovens de hoje em dia não tem paciência e que querem tudo ‘para ontem’, como se isso fosse algo errado, algo de gente mimada e que está acostumada a ter tudo ‘mastigado’.

Mas quando eu vejo estes jovens, eu penso diferente. Eu penso que estes jovens são reflexo do avanço exponencial da tecnologia que veio para quebrar todas as barreiras de conhecimento e de tempo. E quem não acompanhar, será atropelado.

“Hoje o jovem tem conhecimento… e conhecimento é poder”.

Meu pai sempre me disse, com sua razão, que o meio faz a pessoa. Eu entendo essa mensagem, uma vez que, ele era meu pai e queria me proteger de males, e uma vez que, mesmo que em diferentes níveis, todas as pessoas são influenciáveis de alguma maneira por um determinado assunto.

É muito importante que saibamos refletir sobre quem somos para não deixarmos que coisas irrelevantes nos influenciem mais do que poderiam. Na minha opinião, aceitar que o meio faz a pessoa é aceitar uma posição muito passiva (quanta redundância!).

Por outro lado, a vida tem me dado exemplos de pessoas que são capazes de mudar o mundo (literalmente o mundo) que elas vivem. São pessoas capazes de realizar muito com pouco tempo e pouco recurso. São jovens que estão usando seus novos conhecimentos como ferramenta para construir algo novo! E quer saber? Estes jovens se tornarão líderes, admirados, bem sucedidos e felizes.

Portanto, você é o protagonista. Quando você se conhecer melhor e descobrir a sua capacidade de realização, você será livre. E no fim das contas você estará influenciando mais o meio que você esta inserido, do que ele te influenciando, e você terá mais liberdade e controle sobre as coisas que acontecem na sua vida.

Quem não entender isso, vai ficar pra trás.