O Molde da Vida em Torno da Rede Social

Rodrigo Romanowski
3 min readNov 28, 2016

--

Está cada vez mais clara a mudança que a internet provocou no mundo nestes últimos tempos. Ela passou a ser tão necessária quanto qualquer outro recurso para a vida do ser humano, incluindo trabalho, serviços, entretenimento e, é claro, o aspecto social.

Com o advento das redes sociais as pessoas passaram a ter uma página destinada a si mesmo na internet, uma espécie de crachá que pode ser utilizado em interações sociais que ocorrem online. Se na vida real interações sociais tendem a mudar diversos aspectos na vida das pessoas, desde opinião politica até o modo de se vestir, é obvio que na internet isso não seria diferente.

Diversos movimentos visuais e estilos surgiram no mundo real graças à popularidade que atingiram na internet. Os hipsters são um exemplo claro disso.

Como pode ser observado no texto de Felipe Carvalho, um estilo pessoal teve uma difusão extrema através de redes sociais como o Instagram, e pela influencia da nostalgia criou algo completamente novo que antes era raro, mas agora pode ser visto utilizando um Macbook Pro em qualquer café da cidade.

Dentro desse novo tipo de ambiente e de convívio, novas oportunidades apareceram. Os vloguers, pessoas que basicamente ganham a vida ou parte de sua renda fazendo vídeos pessoais e tratando de diferentes assuntos, tornaram-se formadores de opinião e painel de anúncios de marcas famosas. O texto a seguir cita algo peculiar em relação aos vloguers, e que também pode ser aplicado a qualquer web-celebridade.

As pessoas que assistem a esse tipo de conteúdo tendem a formar um vínculo com o criador do material e passam a vê-lo como amigo ou até mesmo família. Isso pode ser um ponto positivo já que afina as interações entre um produtor de conteúdo e seu público, melhorando o feedback e, por consequência, o conteúdo em si. Já um ponto negativo é o fato de que muitas pessoas tem dificuldade em separar essa interação online da realidade, o que algumas vezes pode resultar em momentos desconfortáveis.

--

--