Reeducação do Imaginário

Há muito tempo atrás, tive contato com um projeto muito interessante idealizado por um juiz de direito, com intuito de ampliar os horizontes morais daquelas pessoas que havia sido condenadas pela prática de crimes em sua comarca.

Trata-se de projeto literário, onde os assessores do juiz, junto com o mesmo, escolhem livros de grande densidade, que abrangem várias facetas do morais e entregam aos presos para lerem em um curto período de tempo em troca de (pouca) diminuição de pena.

As obras selecionadas pela equipe do juiz levam trazem como temas recorrentes “a responsabilidade pessoal, liberdade de escolha, condições sociais e consequências dos atos praticados”, todos tem o condão de causar uma enorme reflexão no apenado fazendo notar os seus erros e, até, entender sua punição.

Ao fim da leitura os presos participantes do projeto são avaliados por meio de provas orais realizadas pela equipe do juiz, a respeito da obra que leram.

Eu, particularmente, gostei do deste projeto, porque ele tenta resgatar os sentimentos dos condenados, resguardando aquilo que lhe são mais caro, a humanidade, tendo em vista, que eles já vivem em um ambiente desumanizador.

Os números são bastante promissores e o projeto bem interessante, vale a pena conferir, deixo links abaixo para quem tiver interesse em conhecer

Espero que o projeto dê muitos frutos e possa ser utilizado em outras comarcas.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Rodrigo Vinícius’s story.