The Ghost Farm: o futuro da agricultura a partir da visão de um Product Manager

Rogerio Martins
yaradigitallabs
Published in
4 min readNov 10, 2018

Daqui a 10 anos, talvez seja assim que a agricultura vai se parecer

Seis meses atrás, iniciei minha nova jornada como Product Manager no Digital Farm, da Yara International — uma empresa química secular que se destaca como uma das maiores empresas do agronegócio. Na Yara, nossa missão é alimentar o mundo e proteger o planeta. Estamos falando do mundo em que a população aumenta a cada minuto, enquanto os recursos naturais estão se esgotando, talvez na mesma velocidade ou ainda mais rapidamente. Mudanças climáticas, escassez de água e diminuição de terras para a agricultura são alguns dos desafios a se enfrentar neste campo.

Mas, olhando para a agricultura por outro ângulo, um bom exercício é pensar na fazenda do futuro e em como podemos mudar a maneira de cultivar alimentos sem desperdiçar recursos naturais e aproveitar ao máximo os insumos aplicados. Longe de querer ser um especialista, estou tentando moldar uma visão do futuro da agricultura do ponto de vista de um profissional de tecnologia, e esse futuro talvez seja algo como uma Fazenda Fantasma — um processo de agricultura totalmente automatizado, do plantio à colheita, da preparação do solo à fertilização.

A Fazenda Fantasma é um conceito em que a inteligência para controlar o processo de crescimento reside dentro de cada planta. Para fazer isso, precisamos criar uma semente especial que contenha um sensor capaz de analisar o solo e entender o quanto de nutrientes e de água a planta precisa, enviando esses dados para um sistema automatizado que supra todas as necessidades de cada planta individualmente. Conectado a revendedores e distribuidores de insumos agrícolas, o sistema pode gerenciar as necessidades da cultura e prever os próximos insumos para comprar. Um grupo de drones pode aplicar esses insumos no solo ou na folha, próximo ou em cada planta, fornecendo apenas o necessário para cada fase do processo de desenvolvimento. A previsão do tempo, a estimativa da quantidade de água no solo e a medição da evapotranspiração podem fornecer um diagnóstico completo da condição e nutrição do solo, seu estresse e a evolução da cultura.

O gerenciamento individual de cada planta no campo pode otimizar o uso de todos os recursos na fazenda. A integração entre todo o processo de cultivo pode ajudar a prever a produtividade e aumentar os lucros economizando dinheiro e recursos naturais (como preservar o solo e a água), aplicando apenas o necessário para cada situação que as plantas possam enfrentar, reduzindo a perda de rendimento e fornecendo o melhor cenário para aumentar a produção.

Pedir a cada planta no campo para enviar seus dados para um sistema integrado pode criar todo o processo sem interferência humana para fornecer o recurso certo para a necessidade certa. Essa integração também pode apoiar o cultivo de culturas diferentes no mesmo campo, uma vez que o tratamento é individual para cada um. Na Fazenda Fantasma, o mesmo campo poderia produzir soja, milho, trigo e arroz, ou até mesmo combinar pomares com culturas sazonais.

Machine learning pode fornecer inteligência ao sistema, trazendo a capacidade de prever a produção de cada cultura e recomendar que a melhor cultura cresça focada em otimizar o mercado e o comércio. Todo o ecossistema pode trabalhar em conjunto para analisar cada aspecto da agricultura, desde a escolha de qual cultura deve ser cultivada, até o preço certo para vender os produtos, desde o momento certo para semear até a melhor oportunidade de colheita. Tratores autônomos podem fazer o trabalho duro, como a preparação do solo e a colheita.

As culturas de várias fazendas podem ser controladas a partir de uma única sala. Agrônomos podem operar o sistema “de casa” para ajustar o “programa agrícola” quando for necessário. Machine Learning pode considerar essas mudanças e seus resultados como um “aprendizado verdadeiro” e aplicar essas mudanças a eles. Inteligência artificial pode entender quando ou onde o fluxo de informações falha, e usar os dados de uma planta vizinha para manipular e evitar a perda de rendimento mesmo quando a falta de informação ocorrer.

Energia solar e eólica podem fornecer capacidade elétrica sustentável, mover as máquinas, incluindo tratores, drones ou qualquer outra máquina, assim como os dispositivos do sistema. Os caminhões autônomos podem entregar os produtos a um comprador comercial on-line. Blockchain pode ser usado para garantir a transparência de toda a cadeia alimentar.

De novo, muito longe de querer ser um especialista, acho que é sempre um bom exercício do ponto de vista de um Product Manager, visualizar o futuro do seu mercado, e nesse caso, sobre o que é a fazenda do futuro. Para mim, a Fazenda Fantasma estará entre nós nos próximos 10 anos.

--

--