A importância de liderar pelo exemplo no design

Será que para ser um bom administrador de um hospital, um gestor precisa ter sido um ótimo médico? Difícil cravar uma opinião quando você não sabe exatamente como funciona e o que motiva cada profissão ou indústria.
Vou usar a Arquitetura que é mais próxima do Design como exemplo. Muito dos arquitetos mais admirados do Mundo são reconhecidos por criar projetos belíssimos até mesmo na fase final de suas vidas. Oscar Niemeyer é um grande exemplo disso. Sérgio Bernardes, outro arquiteto brasileiro, era tão apaixonado pelo seu trabalho que tinha energia para criar projetos até mesmo aos domingos com quase 80 anos de vida.
As dificuldades da transição para a liderança
Eu sempre admirei os meus chefes muito mais pelo seu conhecimento técnico do que pelas suas habilidades pessoais ou com a parte burocrática do trabalho.
Hoje é mais fácil entender que os meus líderes tiveram muitas dificuldades de fazer a transição entre um cargo técnico para a liderança. Isso é super normal e bastante difícil de colocar em prática. Fabrício Teixeira, escreveu um post muito bacana falando de como podemos fazer essa transição e os cuidados que devemos ter para que aconteça naturalmente.
A dificuldade de ter que diminuir a quantidade de horas que você investe em projetar para aprender a lidar com pessoas e processos também são super importantes para o desenvolvimento de qualquer empresa que queira crescer.
Mesmo sabendo de todos os desafios do papel, ter um líder que também coloca a mão na massa é fundamental para que ele ganhe respeito das pessoas da sua equipe. Pois, é dessa maneira que os designers terão orientações relevantes que ajudem no crescimento profissional.
A liderança pelo exemplo não significa pegar um trabalho da mão de uma pessoa e executar de forma diferente simplesmente para mostrar que é chefe. Quer dizer se inserir como mais um da equipe e colaborar com o potencial adquirido pela experiência. Dessa forma é possível construir respeito e confiança sem utilizar hierarquia.
Como continuar relevante tecnicamente
Julie Zhuo, Vice Presidente de Produto do Facebook, se preocupa com sua importância para a empresa e divide bem o seu tempo entre o trabalho burocrático e a suas responsabilidades como Designer. Essa preocupação ajuda ela a monitorar se a parte burocrática não está tomando mais tempo que o trabalho de projetar. Toda vez isso que acontece, Zhuo pensa como está usando suas horas de forma produtiva.
O líder precisa mostrar que está sempre em processo de evolução e aprendizado. Isso é fundamental para motivar ainda mais as pessoas que ele lidera. Afinal de contas ninguém vai querer seguir uma pessoa que pouco se importa com o trabalho independente do cargo que ocupa.
Procuro criar algumas rotinas dentro e fora dos projetos que me ajudam a manter a parte técnica sempre relevante e atualizada. Dedico parte do meu tempo para praticar entrevistas com usuários, arquitetura de informação, design de interface e prototipagem. Essa postura tem o objetivo de mostrar que estou sempre preparado para ser mais um do time em qualquer projeto.
Desafios além da parte técnica
A liderança traz outras dificuldades que é ter que aprender sobre gerenciamento de pessoas e processos. Nem todo mundo nasce sabendo disso. A prática é uma grande oportunidade para o seu crescimento, da empresa e das pessoas que te seguem. As dificuldades vão aparecer e basta encarar da mesma forma como você encarou quando passou pelo desenvolvimento técnico.
É fundamental ter em mente que suas decisões e a forma como se posiciona servem de referência para a nova geração de designers. Por isso tenha clareza de como você quer influenciar o futuro do mercado.
