Como ser mais produtivo e focado

Qual é a melhor forma de organizar sua vida para que você seja o mais produtivo possível? É muito difícil ter uma resposta exata para essa pergunta. Temos que testar todas as alternativas que possam funcionar melhor para cada um. Mesmo porque somos pessoas com características individuais.
Por gostar do assunto produtividade, gerenciamento do tempo e foco, estou lendo dois livros que são bem complementares nesse sentido. O primeiro chame-se Willpower. O objetivo desse livro é mostrar como é difícil para o ser humano ter auto controle em vários aspectos da vida e trabalho.

O segundo chama-se Work Simply e foi um escrito por uma especialista em produtividade. A autora Carson Tate, diz que não existe uma fórmula para conseguirmos ser mais produtivos. O primeiro passo é descobrirmos que tipo de perfil nós somos. Sabendo isso, fica mais fácil aplicar as estratégicas que vão funcionar melhor de acordo com seu perfil. Por isso não fique preocupado se um determinado aplicativo de tarefas não funcionou bem para você. Teste outro imediatamente.
Procuro aplicar as coisas que aprendo nas minhas leituras, mas também gosto de ser teimoso e sempre adapto as sugestões à minha realidade e rotina. É igual metodologia de trabalho. Você não precisa seguir cegamente e deve mudar sempre que não estiver dando resultado.
Roy F. Baumeister, autor do livro Willpower, fez uma pesquisa com estudantes de uma universidade onde a ideia era descobrir qual seria a melhor estratégia para os alunos montarem seus planos de estudos. O primeiro grupo fez um plano de estudo mensal e um outro fez um diário.
O plano mensal foi muito mais efetivo porque uma vez definido, os alunos não perdiam tempo com o que iam fazer diariamente. Eles simplesmente acordavam e gastavam energia no que tinha que ser feito.
Outra questão que mostrou a ineficiência do plano diário foi que o nosso nosso dia a dia é muito imprevisível e muitas coisas podem acontecer, prejudicando aquele plano que você havia feito inicialmente. No plano mensal você não fica preso por conta dos imprevistos que acontecem e continua focado no objetivo definido para aquele mês. O pensamento mensal deixa a cabeça aberta para adaptações ao longo do caminho.
Trabalhar mais horas ou mais focado?
Sempre acreditei que faz muita diferença dedicar mais horas ao trabalho para que você tenha bons resultados. Só que o mais efetivo é o poder que você tem de ficar focado em uma atividade sem deixar sua cabeça vagueando entre outras coisas.
Tecnologia, emergências, interrupções e reuniões são as 4 principais formas de distrações apontadas pela autora do livro Work Simply. Ela diz que temos que conhecer bem as distrações e saber gerenciar essas questões porque elas são inevitáveis.
O que me ajuda a ficar mais focado
Acordar cedo
Procuro acordar mais cedo que muita gente. Claro que isso muda um pouco a sua rotina, principalmente quando você mora com outras pessoas que têm horários e hábitos diferentes do seu.
Acordar mais cedo me ajudar a fazer as atividades que precisam de maior concentração porque é um horário em que a maioria das pessoas ainda estão dormindo e dessa forma não sofro com nenhum tipo de interrupção.
E-mails e redes sociais
Procuro definir alguns horários para ver o meu e-mail pessoal e as redes sociais. Costumo fazer isso em momentos menos produtivos como o horário do almoço. Também desligo todos os tipos de notificações do meu celular. Isso me ajudar a não ficar ansioso para ver o que está acontecendo com os meus amigos e familiares
Listo o mais importante
Começo o dia criando uma lista das três coisas mais importantes a serem concluídas naquele dia. Isso me ajuda a ficar focado nos objetivos que trazem mais resultados e não atrapalha a vida de outras pessoas que estão trabalhando comigo.
Menos Netflix
Procuro não ver minhas séries favoritas durante a semana. Se você quer tirar seus projetos do papel, aconselho assistir menos televisão. Existe uma coisa que o Steve Jobs costumava dizer que é uma verdade.
“Nós pensamos que, basicamente, você assiste televisão para “desligar” o seu cérebro e quando você trabalha, você “liga” seu cérebro”.
Do nothing
Crie um momento para não fazer nada. Principalmente quando você tem uma semana muito cheia e precisa dar atenção à família. Fazendo isso, você ajuda a clarear sua cabeça e recuperar as energias para o que vem pela frente.
Como disse no início do texto, temos características particulares e nem tudo que escrevi acima pode funcionar para você. O importante é testar o mais rápido possível algumas estratégias, adaptar à sua necessidade e ver quais são os resultados. Espere que esse texto seja um primeiro passo para te ajudar ser mais produtivo e focado em 2016.