O Mapa do Brasil nas Olimpíadas Rio 2016

Um mapa que mostra aonde nasceram os 465 atletas da delegação brasileira nos Jogos Rio 2016, a maior da história olímpica do Brasil.

Veja aonde nasceram os 465 atletas da maior delegação brasileira da história dos Jogos Olímpicos.

Viciado que sou em mapas, estatísticas, curiosidades, planilhas, geografia, história, esportes, além de amante incomensurável dos Jogos Olímpicos desde sempre, não resisti em reunir tudo isso num mapa interativo onde seja possível conhecer o berço esplêndido de cada um dos atletas que representarão o Brasil nestas Olimpíadas.

Interaja com o mapa abaixo e clique nos ícones para expandir detalhes sobre cada um dos atletas. Ou, para uma experiência mais completa, visualize o mapa no Google Maps.

O berço dos 465 atletas da maior delegação brasileira da história dos Jogos Olímpicos.

Destaques

Este mapa mostra um retrato do esporte brasileiro. Fica claro o vazio esportivo das regiões Centro-Oeste e Norte do país, além da super-concentração de atletas do eixo Rio-São Paulo. Algumas capitais importantes e populosas como Fortaleza, Natal, Goiânia e Manaus tem apenas um atleta na #Rio2016, enquanto três Estados sequer tem algum representante: Rondônia, Sergipe e Tocantis.

Veja abaixo mais destaques:

  • Os estados de Rondônia, Sergipe e Tocantis não tem nenhum representante na Rio 2016.
  • Acre, Amapá e Rio Grande do Norte tem apenas um atleta, cada um, compondo a delegação brasileira.
  • Os estados com a maior parcela de atletas vindos de fora da capital são: Santa Catarina (87%), Goiás (80%) e Paraná (71%).
  • Os estados brasileiros com o maior número de representantes nas Olimpíadas são: São Paulo (160), Rio de Janeiro (92) e Minas Gerais (32), todos da região Sudeste do país.
  • O pódio das cidades-berço da maior parte dos atletas brasileiros nos Jogos Rio 2016 é composto por São Paulo (85), Rio de Janeiro (75), Belo Horizonte (11) e Recife (11).
  • No Sul, o estado com a maior quantidade de atletas compondo a delegação nacional é o Paraná (31); No Sudeste, São Paulo (160); No Centro-Oeste, o Distrito Federal (11); No Norte, Amazonas, Pará e Roraima tem dois representantes, cada; e no Nordeste, a Bahia (15).
  • As cidades do interior do Brasil com a maior número de atletas nestas Olimpíadas são: Campinas (6), Maringá (4) e Limeira (4).
  • A Legião Estrangeira, atletas nascidos em outros países mas que representam o Brasil nestas Olimpíadas, é composta por 18 expatriados vindos de 12 países distribuídos por América do Norte, América Central, Europa, Ásia e Oceania.

Este mapa é fonte de diversão e informação mas também pode render ótimas análises sobre a situação do esporte no Brasil. Houve avanços nos últimos anos, até pelo país ser sede das Olimpíadas, mas há espaço para e até necessidade de crescer mais. Esporte é oportunidade, é saúde, é disciplina, é futuro, é cidadania. O desenvolvimento esportivo de uma nação reflete o desenvolvimento de seu povo. Avante, pois.

Vai, Brasil!

Fonte da base de atletas do Time Brasil Rio 2016: Folha de S. Paulo.

Por Romullo Pontes (about.me/romullopontes)

Like what you read? Give Romullo Pontes a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.