"Vale a pena ir trabalhar em Portugal? Qual é o salário para fazer [trabalho x] aí?”

Rômulo Gomes
4 min readAug 29, 2018

Essas devem ter sido as perguntas que mais me fizeram nesses últimos meses. E quanto mais conteúdo e mais vagas da OLX eu compartilho, mais gente pergunta.

Eu quero ajudar, mas a real é que eu também não sei.

O que é “valer a pena”? O que é “ganhar bem”? Depende, certo? Então vamos aos fatos que eu recolhi até aqui que podem te ajudar a tomar uma melhor decisão:

  • Se você quer um trabalho para começar rápido, vir para Portugal expatriado provavelmente não é a melhor opção. Os processos por serem a distância são um pouco mais longos e o processo de visto e legalização é mais lento ainda. Eu comecei na OLX em Novembro de 2017 e ainda estou em processo (hoje é 29 de Agosto de 2018), apesar de já estar morando aqui. Estive enviando currículos desde o começo de 2015, não foi nada fácil e rápido.
  • Sobre salários em geral: a única coisa que eu posso te dizer sobre isso é que geralmente quem vem pra Portugal a trabalho não vem com o intuito de fazer dinheiro. As pessoas vem pela experiência, pela segurança, pela estabilidade, pela cultura, pela facilidade de se viajar e conhecer outros lugares… Nunca vi — ou melhor, até agora ainda não vi — gente que tenha vindo pra cá trabalhar como funcionário e fazer…

--

--

Rômulo Gomes

Father of 2. Ditched the 9–5 to become a full-time consultant and entrepreneur. Maker of EasyAppReports.com. F1 maniac. Brazilian expat living in Portugal.