Como a Heineken conta uma história em 7 passos

Novamente a Heineken nos faz uma provocação em sua campanha. Desta vez colocando face a face pessoas que em situações normais se odiariam para beberem uma cerveja juntos. É uma campanha impactante que faz até os mais teimosos se questionarem. Veja abaixo:

Vamos analisar este vídeo! Mas antes, uma pergunta. Por acaso, você conseguiria relacionar a campanha da Heineken com o filme Toy Story, com Procurando Nemo, ou com UP — Aventura nas alturas? Pois é. Muitos utilizam o método Pixar de contar histórias, isso porque a estrutura de todos os filmes animados da produtora segue um mesmo framework, que se consagrou por apresentar um sucesso inquestionável.

São 7 passos para se contar uma história:

  1. Uma vez houve
  2. Todo dia
  3. Até que um dia
  4. Por conta disso
  5. Por conta disso
  6. Até que então
  7. Desde então

Uma vez houve seis pessoas com fortes opiniões sobre determinados assuntos, cada um representando um extremo da sociedade.

Todos os dias defendiam vorazmente a sua crença.

Até que um dia, foram chamadas para um programa e gravaram um vídeo falando a respeito destas crenças. Todos deixaram claro suas opiniões de forma incisiva e até com certa soberania. Sem que fossem apresentadas, foram colocadas de duas em duas, cada uma com sua contraparte, em um galpão com um desafio. Montar um quebra-cabeças e as instruções foram dadas em papéis.

Por conta disso, se viram na necessidade de se conhecer e cooperar, uma vez que as instruções para a montagem do quebra-cabeças estavam trocadas e a cada etapa do processo os organizadores lançaram questões para serem discutidas. “Descreva como é ser você em 5 adjetivos”, “Cite 3 coisas que eu e você temos em comum”.

Por conta disso, descobriram que tinham afinidades! Passaram a se respeitar e dar risadas juntos.

Até que então, o quebra-cabeça foi montado e se revelou ser um bar. Neste momento, um pequeno vídeo foi transmitido após soar uma sirene. Era o vídeo que cada um dos participantes gravou antes de iniciar o desafio. Não havia mais desconhecidos, neste momento cada um ficou de frente com o seu oposto. O machista com a feminista, o tradicional com a transgênero, o ativista com o cético a respeito do aquecimento global. O novo desafio era escolher entre: tomar uma cerveja e conversar sobre suas diferenças ou ir embora.

Desde então, todos se tornaram mais dispostos a ouvir, entender e respeitar as diferenças que têm com as outras pessoas.

E você, como conta a sua história? O marketing vai muito além das grandes corporações, como a Heineken, ele está presente em cada momento da sua vida.

Te desafio a utilizar este framework no seu dia a dia, conduzindo uma reunião, falando de seus feitos para alguém ou até mesmo contando uma piada. Você perceberá que uma história bem contada pode te garantir uns pontos com a pessoa do outro lado da mesa.

Gostou? Siga-me nas redes sociais e me conte como foi a sua experiência.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Romulo Takaoka’s story.