O que é Coaching?

Desde que eu comecei a atuar como coach, esta pergunta tem feito parte dos diálogos nos meus círculos de amizades, nos grupos de WhatsApp e em tantos outros momentos. Na verdade, já tenho me deparado com este questionamento bem antes, nas minhas pesquisas no Google, por exemplo.

A cada ano que passa, o termo Coaching tem sido mais e mais pesquisado no Brasil. O gráfico a seguir mostra a evolução de interesse no assunto. Em 2013 o volume de pesquisas era metade do volume atual, o pico aconteceu entre 19 e 25 de março deste ano.

Google Trends

Em uma frase:

Coaching é um processo que ajuda uma pessoa a alcançar seus objetivos.

Ou então:

É um processo que leva o indivíduo do ponto A ao ponto B. Sendo B o ponto desejado.

Mas antes de chegar a estas conclusões, vamos desenvolver um raciocínio mais preciso, pois estas definições acima não dizem muita coisa sozinhas.

Imagine uma pessoa pessimista qualquer que sempre está reclamando da vida, reclamando do chefe que não a promove, ou de colegas que ela não gosta, ou de qualquer outra coisa. Até que ela encontra alguém que a confronta com uma simples pergunta:

— O que você tem feito para merecer esta promoção?
— hummm… Não sei. Faço tudo o que me mandam.
— E o que você precisa desenvolver para ocupar o cargo que deseja?

A maior parte das pessoas não conseguem por si só enxergar o panorama completo de uma situação e precisam de algum auxílio exterior. Este é um exemplo extremamente simples de como algumas perguntas bem colocadas podem trazer um efeito quase milagroso para alguém. O coach é um profissional capacitado para fornecer este auxílio.

Através das perguntas certas, o coach incentiva a pessoa a mergulhar no assunto, pensar, refletir, para assim gerar insights e idéias.

Como funciona o processo de Coaching?

O processo como um todo é dividido em sessões de 1 hora, em média. A prática mais comum é ter um processo de 10 sessões, 1 por semana. Este é o padrão mais comum, mas pode variar dependendo do profissional contratado.

Em geral cada sessão tem uma estrutura básica que consiste em fazer um follow-up da semana que passou, o desenvolvimento da ferramenta proposta para a sessão e definição de ações. Desta maneira exercitamos foco, ação e melhoria contínua em todas as sessões.

A maioria dos coachs dão uma sessão grátis para explicar todo o processo nos mínimos detalhes. Utilize esta sessão para analisar o profissional. Preste atenção se ele está mais preocupado em vender seu coaching ou em te ajudar a chegar no seu objetivo.

Benefícios e resultados

Por que o Coaching é bom?

Todo processo de Coaching tem como objetivo trazer clareza em todos os aspectos da vida, seja pessoal, profissional, familiar ou de relacionamentos.

Ao longo das sessões você conseguirá estruturar melhor seus pensamentos e ideias, planejar suas ações e agir. E o mais importante, você se acostumará com a rotina de desafios e sair da zona de conforto se tornará prazeroso, assim o principal resultado é a mudança de mindset e de comportamento.

No final, a pessoa do exemplo acima terá mudado, ao invés de reclamações ela estará pensando em idéias. Ela estará engajando seus colegas e fazendo propostas de melhorias no seu setor. Desta forma, as chances de obter uma promoção serão reais e não mais utopia.

Falando especificamente em carreira, veja este artigo que escrevi com 5 dicas de Coaching para chegar onde deseja.

O que achou? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com os amigos :)