Quem inventou a corrupção?
Está ficando cada vez mais difícil raciocinar, o processo de desaprendimento tomou conta do meu ser e fico abestada, abobalhada, abestolada com tanta coisa que ouço e vejo. Outro dia alguém disse que o comércio de Rondon vai falir porque fecha sábado meio dia (uma lei histórica que existe em vários lugares). Quando a Lei foi aprovada pensei apenas na alegria dos comerciários.
A outra aflição é nacional, ai pergunto:
QUEM INVENTOU A CORRUPÇÃO???
E fico indignada com as mídias sociais que controlam nossas mentes apenas com um controle remoto, parecemos papagaios repetindo e reproduzindo tudo: Usamos os modelitos da novela, copiamos o nome dos personagens para nossos filhos. Vixe, o que vai nascer de Grego, Romero, Toya, Dizabeba ( tá certo a escrita?).
Fico imaginando Globo, Revista Veja, Oposição, Situação e alguns supostos intelectuais discutindo o que vão fazer conosco em 2016. E aceitamos tão pacíficos e felizes e ainda questionamos: Qual será a moda de 2016?
Nós brasileiros somos bastantes vulneráveis, vivemos em prol das mídias sociais, na copa, todo mundo uniformizado, patriota, roendo as unhas, empenhamos até a aliança do casamento mas rola um churrasquinho dia de jogo; ficamos alegres e multicoloridos no Carnaval, Consumistas no Natal e quando alguma celebridade morre (sei lá quem ele foi e fez) choramos piedosamente e andamos quilometros a pé para irmos no velório.
Claro que isso aqui tá parecendo “A Casa da Mãe Joana” e que corrupção tem dois lados, um corrompendo e outro sendo corrompido. A Corrupção acontece dentro de nossa casa, do nosso trabalho. O que transferimos para os outros, também fazemos parte ou Corrupção tem peso, medida, cor, tamanho?
A historiadora Denise Moura da UNESP, relata que a Corrupção no Brasil começou junto com a vinda da Coroa Portuguesa. Os Fidalgos eram convocados para virem morar aqui, não seriam fiscalizados e nem pagariam impostos porque aqui precisava de “gente civilizada”. A Coroa Portuguesa pegava os nobres e dizia: -”Vão para o interior do país, la vocês podem mandar à vontade”.
A ONG Transparencia publicou um artigo que dentre os 182 países pesquisados, o Brasil é o 73 lugar no ranking mundial em Corrupção.
Os Professores Emerito da Faculdade de Direito da USP, Dalmo Dallari e o filosofo José Arthur Giannotti falaram sobre o tema Corrupção ( pena que 87% da população brasileira apenas assiste TV).
GIANNOTTI: “ A Corrupção sempre vai existir. No caso do Brasil, era terra de ninguém, eles vinham para cá para enfiar as mãos nos cofres públicos e voltar ricos para Portugal. A Corrupção agora tomou uma conotação diferente, houve muita Corrupção no Brasil sem penalidades (coisa séria e grave) então a esquerda resolve apropriar das riquezas do Capitalismo e muita gente se aproveita disso. Eu não tenho medida da Corrupção do Governo Lula, do PSDB e do DEM”.
No livro “O SABER LOCAL! ( vozes, 2011) O antropólogo Norte Americano Glehord Geetzs “ A Corrupção sempre Existiu”. Ele fala: O que estamos assistindo agora é algo inédito, a mudança, inexistia a propaganda de um político preso no governo militar e no governo da oposição? Todos sabiam que acabava em PIZZA. Hoje aguardamos prisão e julgamento. Esta é a diferença! — ERA MELHOR QUANDO ACABAVA EM PIZZA? NINGUEM MEDIU O GRAU DA CORRUPÇÃO DE ANTES E DE HOJE ( è só tirar da gaveta as revistas velhas).
Uma pesquisa da RECORD perguntava: _ Voce é a favor da Corrupção? Resposta: — Clara que não!!
Pergunta: Pelo menos uma vez se apropriou do jeitinho brasileiro?
Resposta: Sem dúvida que sim, quem não???
O escritor Almeida fala que o jeitinho brasileiro é aceito por todos — Afinal de contas Macunaíma de Mário de Andrade é o nosso herói Brasileiro.
Os elogios ao Rei e ao Brasil na Famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, tinha um apelo posterior ao Rei, favorecimento para o seu genro.
A PALAVRA CORRUPÇÃO VEM DO LATIM: CORRUPIONE, APODRECIMENTO, DECOMPOSIÇÃO.
O Sociólogo Rogério Baptista Mendes afirma: “Passado quase um século ainda estamos com os mesmos problemas: LULA OU FHC? DILMA OU AÉCIO? NADA DE PROJETOS PARA O PRESENTE E FUTURO, COM SUSTENTABILIDADE PARA A NAÇÃO.
E nós cidadãos aqui na base nos dividimos em números, direita, esquerda, cores, sexos, partidos…. Outro dia uma fanática do Movimento FORA DILMA, agrediu na Livraria Cultura, Fernando Hadad e Eduardo Suplicy, agressões verbais com possibilidades de socos. ( O impeachiment da Dilma salvaria o país? o novo reinado viria com a salvação para a crise mundial e a histórica corrupçaõ?) Perplexa pela situação vexatória a jornalista Celene Carvalho, desabafou: — Tive dó de nós. De todos nós!
Fico observando várias famílias decentes no sol gritando chargões agressivos, faixas pedindo morte, um triste cenário nefasto, todos inebriados pela “CACHAÇA MIDIÁTICA”. São pessoas de bem, estão lá com seus filhos e netos, achando que vão salvar o Brasil. Talvez fosse melhor sermos todos ALICES NO PAÍS DAS MARAVILHAS?
Mas não somos Alices e nem somos Peter Pans, crescemos e precisamos amadurecer.
Hoje Dia de Finados não vamos desenterrar a história da Corrupção desde a Chegada da Família Real, nem vamos fazer piadas de nossas desgraças, nem rir das falcatruas, mentiras, roubos e fabricar um final feliz para mais de 500 anos de Corrupção. Afinal quem veio junto com a Coroa Portuguesa foram ladrões, bandidos, mercenários. Essa é a nossa descendência. Mas não é por isso que não vamos nos alistar no EXERCITO DA SALVAÇÂO e lutar por um país melhor. Mas pra isso é preciso muito, MUDANÇA DE ATITUDE, DE CULTURA, DE PERSONALIDADE, DE LEITURA.
Muita gente tá indo pra cadeia, mas ainda há muita lama podre debaixo dos tapetes, vamos olhar os tapetes de nossas casas, primeiro! Vamos lutar com consciencia e depois o tempo responderá.