Okr; marca registrada para alcançar o progresso de forma gradativa sem perder o foco.

Cada vez mais surgem startups e modelos inovadores de negócios, diferentes métodos de gestão são criados para acompanhar o ritmo acelerado e dinâmico deste cenário.

Os Objectives and Key Results (OKR) foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas se tornaram mais conhecidos quando, em 1999, um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa em volta de uma mesa de ping pong.

Sim, todos os funcionários do Google cabiam em torno de uma mesa de ping pong.

O método “veio à luz” por ter suportado o crescimento do Google, a empresa foi de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente, evidenciando que pode ser utilizado por pequenas empresas ou por grandes corporações sem nenhuma restrição.

O que é e para que serve?

OKR (Objectives and Key Results) é usado para definir metas utilizado no Silicon Valley. É um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas, tipicamente definidas a cada trimestre.

Além do Google, a lista de empresas que utilizam OKR é grande: Twitter, LinkedIn, Dropbox, GoPro, Coursera, Eventbrite, entre várias outras. No Brasil a lista inclui empresas como Nubank, VivaReal, Locaweb, ContaAzul e MoipAssim.

Estímulo que dá foco e impulsiona a Equipe

Utilmente o método é usado como uma ferramenta de gestão e comunicação muito eficaz, pois auxilia na criação de foco e alinhamento do esforço de toda a equipe em torno de um objetivo desafiador.

Segundo John Doerr , uma boa meta inicia-se pela estrutura, daí o método simplificado por ele;

· Eu vou (objetivo)medido por ( como alcançar)

Sendo assim, pela listagem do que precisa ser feito e forma de medir o desempenho para que o objetivo seja alcançado, dividindo-Se em;

· Objetivo

  • O que queremos atingir
  • Aspiracional e Motivador , Memorável.

Objetivos (O): Qualitativo- declaração concisa da direção desejada pela empresa. Um bom objetivo tem que ser vividamente descrito para que as pessoas possam imaginar o quão impactante será alcançá-lo;

· Key Results (2 a 5 por Objetivo)

  • Como sabemos se estamos chegando no nosso Objetivo
  • Critérios de sucesso que mostra se estamos progredindo
  • Métricas ( escolha a critério da empresa)

Resultados-chave (KR): Quantitativo- metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso seja realizada com sucesso.

Objetivo da Metodologia

A existência do OKR dá-Se por excelência, focado em manter o alinhamento e a cadência da empresa, ou seja, num seguimento constante: todos na mesma direção e no mesmo ritmo.

Para adesão de Okr e passos importantes desse método, veja aqui.

A criação desse artigo foi obtida pelo aprendizado que adquiri, como acontece com frequência nas equipes Revoluti.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Rosenilda Abrão’s story.