Cervejarias capixabas premiadíssimas na 3ª Copa Cerveja Brasil - Etapa Sudeste

Rota da Cerveja
4 min readJul 31, 2023

A Três Santas (Santa Teresa) foi destaque, com cinco medalhas de ouro em categorias variadas

*Leandro Fidelis (*Atualizada em 1º de agosto, às 14h38)

Na Etapa Sudeste da 3ª Copa Cerveja Brasil, realizada de 24 a 30 de julho, em Vitória, as cervejarias capixabas, com destaque para as das Montanhas, que conquistaram diversas premiações. A Cervejaria Três Santas (Santa Teresa) faturou o maior número de medalhas, um total de sete em categorias variadas, sendo três ouro. Além disso, a Aurora (Venda Nova do Imigrante) recebeu menção honrosa pela cerveja “Damma”, ouro na categoria Wood and Barrel Aged Beer.

No ranking das mais premiadas, a Cervejaria Três Torres (João Neiva) vem em segundo lugar com um total de seis medalhas. Destaques para os ouros nas categorias Juicy or Hazy Pale Ale (“Citra Attack”), American Red/Amber Ale (“Hop Red”) e American Indian Pale Lager (“A Little Bitter”). Em terceiro, a Barba Ruiva (Domingos Martins) mostrou talento com duas medalhas de ouro, uma na categoria Coffee Beer (“Pilsen Arábica”) e outra na categoria Specialty Beer (“Barba Ruiva Double IPA”).

A cerveja “Tom” (Três Santas), da trilogia em homenagem à bossa e ao jazz, faturou a medalha de prata na categoria Wood and Barrel Aged Beer. (*Fotos: Divulgação)

A Cervejaria Piwo (Venda Nova) também se destacou, recebendo duas medalhas: um bronze na categoria American Common Beer (“Faroeste”) e uma prata na categoria Juicy or Haze Double India Pale Ale (“Pinga Fogo”). Por fim, a Cervejaria Aurora também teve um desempenho notável, recebendo duas medalhas: um bronze na categoria Vienna Lager (“Vienna”) e o citado ouro na ‘Wood’. Nesta mesma categoria, a Três Santas faturou a prata com a cerveja “Tom”. Tanto a “Damma” quanto a “Tom” tiveram suas histórias contadas em primeira mão aqui no blog!

A Cervejaria Aurora recebeu menção honrosa pela cerveja “Damma”. (*Foto: Heitor Delpupo/Polenta Studios/Imagem com direito autoral. Proibida reprodução sem autorização)

Além das classificações gerais, a Cervejaria Três Torres foi eleita a melhor microcervejaria do Sudeste, para fábricas com volume anual de até 600 mil litros; enquanto a Três Santas, considerada a com melhor brewpub.

A 3ª Copa Cerveja Brasil é realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). A primeira etapa regional foi a Sudeste, em Vitória. Jurados especialistas avaliaram tecnicamente as cervejas e escolheram as melhores em cada categoria produzidas no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

O Estado com mais inscrições foi São Paulo, com 183 amostras enviadas, seguido pelo estado-sede, Espírito Santo, com 170 cervejas. Ao todo, 102 cervejarias enviaram amostras para serem colocadas à prova pelo corpo de jurados. A lista dos ganhadores pode ser consultada em https://bit.ly/3CCB-Sudeste.

Próximas etapas

Após a etapa Sudeste, o Conexão Cerveja Brasil passará por Salvador, na edição Nordeste, dos dias 17 e 18 de agosto; Brasília, em setembro, para a edição Centro-Oeste; Belém, edição Norte, em outubro e Curitiba, na edição Sul, em novembro.

Uma edição de fechamento da Copa Cerveja Brasil também será realizada em São Paulo, reunindo todas as ganhadoras de medalha nas etapas regionais. As premiações na Copa Cerveja Brasil também serão um dos critérios para que as cervejas artesanais possam fazer parte do mix de produtos das lojas da rede echope, uma das patrocinadoras do projeto.

Os medalhistas de ouro na final recebem inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concurso do Mundo, nos Estados Unidos. (*Com informações da Abracerva)

Agenda do Conexão Cerveja Brasil 2023:
Nordeste — Salvador (BA): 17 a 18 de agosto
Centro-Oeste — Brasília (DF): 13 a 17 de setembro
Norte — Belém (PA): 18 a 22 de outubro
Sul — Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro
Final em São Paulo: 5 a 10 de dezembro

O casal Mariana Dias e Daniel Buaiz (Barba Ruiva) comemoram as recentes conquistas da cervejaria de Domingos Martins.

Confira resultado das Montanhas e do Caparaó na Etapa Sudeste:

American Common Beer

Bronze- Faroeste (Piwo)

American India Pale Ale

Ouro- A Little Bitter (Três Torres)

Bronze- Coronel IPA (Panzert)

American Red/Amber Ale

Ouro- Hop Red (Três Torres)

Belgian Quadrupel and Strong Dark Ale

Prata- O julgamento (Três Santas)

Brazilian Wood Beer

Ouro (Três Santas)

Coffee Beer

Ouro- Barba Ruiva Pilsen Arábica (Barba Ruiva)

Bronze- Hop Arabica Terminator (Panzert)

Field, Chilli, Herb and Spice Beer

Bronze- Nara (Três Santas)

Imperial Stout

Prata- Strong Roots (Três Torres)

International Style Pilsener

Bronze- Ceci n’est pas une Pilsen (Três Santas)

Juicy or Haze Double India Pale Ale

Prata- Pinga Fogo (Piwo)

Juicy or Hazy Pale Ale

Ouro- Citra Attack (Três Torres)

Porter

Ouro- A Montanha Mágica (Três Santas)

Saison

Ouro- A Colheita (Três Santas)

Specialty Beer

Ouro- Barba Ruiva Double IPA (Barba Ruiva)

Stout

Prata- Marshmallow Stout (Grecco)

Vienna Lager

Bronze- Vienna (Aurora)

Wood and Barrel Aged Beer

Ouro- Damma (Aurora)

Prata- Tom (Três Santas)

--

--

Rota da Cerveja

Um blog que valoriza a cerveja artesanal do Espírito Santo, 4º colocado em densidade cervejeira do BR, com destaque para as Montanhas Capixabas!