“Cunha viaja pra Cuba lançando nota no @laurojardim”

Roteiro de Cinema
Roteiro de Cinema
Published in
4 min readDec 26, 2015

Documentando a (falta de) correção de uma informação falsa em uma nota tosca do Jornal O Globo.

Nota original publicada pelo repórter Guilherme Amado na Coluna do Lauro Jardim em O Globo às 13:47 que afirma que “Eduardo Cunha viaja com a família para Cuba” e que “Cunha e família embarcaram hoje de madrugada para Cuba”.

Cunha desmente publicamente:

Fact-check da nota:

Disseminação por outros veículos de imprensa da informação que “Cunha viajou para Cuba”:

“Atualização” da nota publicada na Coluna do Lauro Jardim às 19:00.

Desonestamente os autores editaram o título e duas passagens da nota sem informar o leitor dos erros factuais contidos na publicação original que ficou mais de 6 horas sendo disseminada.

Os tuítes nas contas de @laurojardim e @OGloboPolitica não emitiram correções e ainda continuavam expressamente informando que “Cunha viajou pra Cuba” quando checadas pela última vez às 21h.

O que diz os “Princípios Editoriais do Grupo Globo”, sobre “Correção”:

“Quando eles [os erros] acontecem, é obrigação do veículo corrigi-los de maneira transparente, sem subterfúgios, num movimento que é ele próprio essencial à busca da informação correta.:

l) Os erros devem ser corrigidos, sem subterfúgios e com destaque. Não há erro maior do que deixar os que ocorrem sem a devida correção;

CORREÇÃO POR TERCEIROS

O Correio (antigo Correio da Bahia): ainda não havia se corrigido 36 horas depois:

No domingo 27 o Correio “atualizou” a matéria sem informar que havia cometido o erro.

O Tempo: apagou a matéria sem correção. Cachê da matéria no Google.

Nova matéria de O Tempo diz que “Postagem no Instagram da filha de Cunha o ‘obriga’ a desmentir viagem. Jornalistas sugerem que foi a postagem da filha — e não a informação falsa que eles reproduziram, apagaram e não corrigiram assumindo o erro — que obrigou o desmentido de Cunha.

Apesar da manchete culpar a “postagem da filha de Cunha” pelo desmentido gerado, o texto da matéria assinada por Larissa Veloso traz algumas informações sobre a verdadeira postagem que gerou os desmentidos:

Em nenhum momento O Tempo admite que a informação de que Cunha tinha viajado foi também veiculada em O Tempo.

Último Segundo do iG: apagou a matéria original (cachê da original) e publicou uma nova matéria com o desmentido onde diz que Cunha“ desmentiu na tarde deste sábado (26) que tenha viajado para Cuba, conforme foi noticiado ao longo do dia”. Não deixam claro que eram eles mesmo noticiando ao longo do dia.

*******

23:38 27/12/2015

Continuarei documentando o desfecho da trama envolvente.

Full disclosure:

O fato de @laurojardim ter me bloqueado no tuíter contribuiu para a decisão de publicar este artigo em desenvolvimento e perseguir esta história em particular. A atitude dos autores demonstra que estavam ativos para bloquear quem contestava as informações da nota, mas não para corrigir a informação sabidamente falsa que disseminavam. O nome de usuário de @laurojardim no título é uma desculpa para que @laurojardim receba uma notificação em seu twitter toda vez que alguém compartilhar o artigo, não podendo bloquear o fato que o erro aconteceu e está documentado.

Update 27/12/2015 09:10AM: @laurojardim me desbloqueou em algum momento da madrugada ou manhã.

--

--

Roteiro de Cinema
Roteiro de Cinema

Fernando Marés de Souza: Roteiro audiovisual, crítica de mídia e insurreição global. E-mail: fernandomares@riseup.net.