RPG para crianças no prêmio ENnie

O “Oscar” dos RPG será realizado na GenCon Online, entre 30/07 e 02/08, com alguns jogos bastante interessantes para o público infantil.

RPaiG
7 min readJul 4, 2020
ENnies / Gen Con — reprodução

O prêmio ENnie é a mais relevante premiação do mercado de RPG na atualidade e, neste ano, chega à 20ª edição.

São 22 categorias, que premiam os jogos, design, acessórios, suplementos e conteúdo relacionado a RPG. Os vencedores são escolhidos com a participação do público.

No último dia 29, foram anunciados os indicados ao prêmio e eu vou comentar sobre alguns que me chamaram bastante a atenção, no campo do RPG para crianças.

Jim Henson’s Labyrinth: The Adventure Game

Jim Henson’s Labyrint: The Adventure Game / Riverhorse — divulgação

É muito difícil saber quem levará o prêmio na categoria Melhor Jogo para a Família, mas, se eu fosse arriscar um palpite, seria Labyrinth.

Eu escrevi longamente sobre esse RPG baseado em um filme de 1986, neste artigo, mas não me canso de elogiar. O livro é primoroso, reúne a simplicidade de um jogo introdutório com a complexidade de uma “quase-megadungeon”; um exemplar magnífico de game design e de design de produto.

O jogo reproduz de forma muito criativa o labirinto do filme, as mudanças constantes na sorte da protagonista, a atmosfera meio lúdica / meio estranha e a luta contra o tempo.

O livro é lindamente ilustrado e cheio de referências ao filme. Por exemplo, abaixo da sobrecapa, o livro tem uma capa dura vermelha, com letras douradas, uma imitação quase perfeita do livro que a protagonista lê no início do filme.

Jim Henson’s Labyrint: The Adventure Game / Riverhorse — divulgação

O jogo conta com 100 cenas e cada uma delas com várias possibilidades, que se alteram de acordo com o resultado nos dados ou com alguma decisão do jogador. Dessa forma, ninguém joga o mesmo jogo duas vezes.

“Labyrinth” era vendido a 34.99 libras no site da editora River Horse, mas já está esgotado. Talvez, a editora volte a imprimir mais cópias, depois da premiação.

BFF! Best Friends Forever

BFF! — divulgação

“BFF!” é um jogo para 2 a 6 pessoas, em que o objetivo não é cumprir missões, mas curtir com amigos da escola. O grupo de jogadoras é uma turma de BFFs, o que já deixa o jogo num clima muito bonitinho e receptivo.

Cada aventura se passa em lugares como uma praia, um acampamento, um shopping ou a casa de uma amiga.

As jogadoras sorteiam “cartas de amizade”, que contêm ações a serem realizadas e trocam berloques que simbolizam bons sentimentos que as personagens têm umas pelas outras.

BFF! — divulgação

O jogo vem em um box completo, com as miniaturas, mapa, cartas e tudo o que vocês precisam para começar a jogar. Mas, também tem uma versão PDF para imprimir.

BFF! — reprodução

O jogo tem muito o clima de amigas passando um tempo juntas; é um jogo cooperativo, não-violento, que privilegia a narrativa emergente. Por tudo isso, é um jogo apropriado para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade.

O PDF com as regras básicas, destinadas às jogadoras, é gratuito. Já o box completo, com as miniaturas, mapas e cartas de amizade custa 59.99 doletas, no site da editora Heart of the Deernicorn.

Knarl’s Candy Compendium

Knarl’s Candy Compendium — divulgação

Knarl é uma garota goblin que ama doces. Ela entende tudo sobre balas, caramelos e gomas mágicos, desde os mais comuns, como balinhas que restauram 1 HP, até doces raros que aumentam sua AC para 14+CON+DEX!

São dezenas de balinhas, chicletes, chocolates e outras guloseimas arcanas, cada uma com um poder diferente.

Knarl’s Candy Compendium — reprodução

Confesse: uma bala de limão super azeda, que te dá poder de soltar raios pela boca, é o item mágico que você sempre quis!

Esse suplemento foi pensado para o D&D 5ª edição e a identificação com o sistema é bastante evidente.

A capa e o miolo usam a tipografia padrão dos produtos atuais do D&D. e até o nome "compendium” se alinha ao padrão da WotC, de atribuir a cada suplemento um tipo específico (handbook, manual, guide…).

Knarl’s Candy Compendium — reprodução

Mesmo que o livro tenha o D&D5 em mente (o que é natural no mercado estadunidense, onde o velho dragão tem um reinado quase absoluto), os itens mágicos são adaptáveis para praticamente qualquer jogo de fantasia.

Então, mesmo que você não jogue D&D, vale muito a pena. O livro é tão criativo e divertido, que pode (e deve) ser usado em outros sistemas.

Knarl’ s Candy Compendium foi escrito pela designer de jogos Makenzie De Armas. O PDF está à venda no DungeonMastersGuild por 4.99 doletas.

Quest

Quest — divulgação

“Quest" é tão simples e leve como seu nome. Foi escrito para introduzir novos jogadores ao RPG, mas também um bom jogo para crianças e adolescentes.

O jogo se passa em um ambiente de fantasia medieval, com raças jogáveis clássicas e tudo o que jogos de RPG têm há tantos anos. Então, por que alguém deveria comprá-lo? O que faz com que “Quest” seja páreo duro na disputa dos ENnies deste ano?

Primeiro, porque o autor buscou um conceito de livro que conversasse com seus leitores, como se fosse realmente alguém explicando o jogo a quem não conhece o hobby.

Cada palavra no livro foi pensada para que a leitura fosse fluida, de forma a organizar as ideias num passo-a-passo que mesmo jogadores inexperientes possam entender e sem desanimar.

Veja, por exemplo, como se explica um conceito básico, como distância de combate:

Quest — divulgação

Segundo, porque a criação de personagem é feita utilizando não números numa ficha ou uma lista fechada de atributos, mas características como aparência, habilidades sociais e físicas, crenças e sonhos do personagem — tudo isso, sem que os jogadores demorem um tempão na criação da ficha.

Eu confesso que nunca havia visto um jogo em que a ficha tem espaço para os sonhos do personagem. Como ninguém pensou nisso antes?!

A ficha é estruturada como se o personagem estivesse se apresentando para outras pessoas, bastando ao jogador preencher as lacunas nas frases:

Quest — divulgação

Terceiro, porque o livro é lindamente ilustrado e diagramado; as ilustrações de Quest são verdadeiras obras de arte, com cores e formas que vão além do padrão de outros jogos de fantasia medieval, que buscam emular o estilo dos jogos old-school, ou que ficam caricaturais demais.

Quest — divulgação

Quarto, porque o sistema que eles utilizam, baseado em dado de 20 lados, tem uma granularidade incomum em outros RPG introdutórios ou para crianças. A variedade de resultados que você pode ter numa rolagem vai além do “acertou”, “errou”.

20 é um sucesso crítico (até aí, normal): você tem sucesso e ganha algo a mais, como dar um dano duplo num combate. Um resultado entre 11 e 19 é um sucesso comum. Entre 6 e 10, é uma “escolha difícil”: você conseguiu o resultado, mas deve escolher entre dois possíveis efeitos negativos para sua ação. Entre 2 e 5, é uma falha comum: você falhou e o Guia (como se chama o mestre de jogos / narrador) atribui um efeito negativo leve para sua falha. 1 é, como esperado, uma falha crítica: você falhou e deve sofrer um revés grave.

Essa característica do jogo recebeu elogios de gente como Pendleton Ward, criador da série “Hora de Aventura” e conhecido fã de RPG, que disse: “I love the ways you can fail”.

Quest — divulgação

Enfim, por essas e outras (que pretendo detalhar em um post próprio), “Quest” é um forte candidato ao prêmio de melhor jogo de família, além de ser uma excelente pedida para jogadores jovens e adultos iniciantes, ou quem apenas quer jogar algo mais leve e divertido.

As regras básicas do jogo, para apresentar aos jogadores, estão disponíveis gratuitamente no próprio site do jogo. A editora vende o livro em duas versões, além de cartas para uso durante a campanha. O livro básico, em PDF, está à venda por 19.99 dólares.

Kids on Bikes: Strange Adventures! Volume 2

Kids on Bikes Strange Adventures Volume Two — divulgação

Esse é o segundo suplemento do RPG de mistério e investigação “Kids on Bikes”. O jogo é fortemente inspirado em filmes e séries de mistério, como “Stranger Things”.

No jogo, adolescentes e crianças de alguma cidade pequena saem para investigar lendas urbanas de casas mal assombradas e outros mistérios. O jogo tem uma pegada de fantasia urbana, com algumas pitadas de ficção científica ou horror.

Este suplemento de ganchos de aventura e 17 novas cidades a serem exploradas pelos jogadores, além do que já se encontra no livro básico, com muitos segredos e lendas.

O livro também traz regras opcionais para o jogo, que permitem aos jogadores utilizar bicicletas muito legais, que modificam os atributos dos personagens. Embora o jogo tenha uma pegada mais infantil, os autores o recomendam para jogadores de 12 anos ou mais.

A capa é muito bacana, lembra o estilo das antigas revistas “Weird Fantasy” e quadrinhos de ficção científica, o que casa bem com o clima do jogo.

O PDF está à venda no DriveThruRPG por 4.99 dólares.

--

--