Quanto custa um software para empresa?

RenatoJunior
5 min readDec 25, 2021
Quanto custa um software para empresa? Um computador com código de software aberto
Quanto custa um software para empresa?

Pode parecer clichê dizer que os clientes mudaram — eu sei, muitos nem imaginavam que um dia uma coisa chamada Internet surgiria, nem pensaria que uma pandemia mudaria os hábitos de consumos das pessoas. O novo normal é tecnologia, e para isso, haja muito software nas empresas!

O novo normal é tecnologia

O importante instituto Sueco Swiss Re publicou um artigo com o tema All change: how COVID-19 is transforming consumer behaviour” (“Tudo muda: como o COVID-19 está transformando o comportamento do consumidor”, em inglês).

A pandemia COVID-19 está mudando a forma como trabalhamos, viajamos, nos comunicamos, fazemos compras e muito mais, mas quais novos hábitos provavelmente se manterão permanentemente? — Swiss Re Institute

Neste artigo foi pontuado cinco tendências principais nas mudanças comportamentais decorrentes do impacto do COVID-19, destacamos apenas três dessas:

  1. Aumento da adoção digital: pessoas mudando para plataformas digitais para as necessidades do dia a dia.
  2. Mudança nos padrões de mobilidade: menos uso de transporte público, mais trabalho remoto, etc.
  3. Mudança no comportamento de compra: mudança para compras baseadas no valor e em compras online.

Eles continuam dizendo que “A pandemia aumentou o uso de ferramentas digitais na vida e nos negócios pelas pessoas para se manterem conectadas em um mundo fisicamente desconectado. O uso crescente de ferramentas digitais está confundindo os limites entre trabalho, estilo de vida e interação social e entre domínios como mobilidade, saúde e finanças. Esperamos que isso continue no mundo pós-COVID-19”.

A adoção digital não está mais relacionada à idade, mas se tornou a tendência dominante entre as gerações. Todas as faixas etárias começaram a adotar uma “mentalidade millennial”, em que contam com amigos e canais digitais para aprender e comprar, em vez de fontes de informação tradicionais. — Swiss Re Institute

Se você estiver avaliando a contratação de empresa especializada pra desenvolver um software para sua empresa, com certeza você está indo em direção ao caminho correto.

Inovando com software (Ou melhor, economizando com software)

Antes de falarmos quanto custa um software para empresa, precisamos deixar claro que costumeiramente software não é custo. Já dizia Peter Drucker, “inovação não é invenção. É mais um termo de economia do que de tecnologia”. Assim, não vamos dizer quanto custa desenvolver um software, mas sim, quanto custa investir em um software para empresa.

Todo mundo quer inovar (Ou melhor, economizar)

Quem não gosta de economizar? Embora muitos achem caro pagar uma empresa especializada para desenvolver Software, a maioria das pessoas concordam que pagar uma empresa especializada para desenvolver software para sua empresa é a melhor ideia. No entanto, como a procura é alta, é difícil encontrar mão de obra especializada na área ou até mesmo encontrar uma empresa que faça o serviço de desenvolvimento de software. Existe uma estimativa ainda que mostra que não compensa uma empresa de desenvolvimento de software pegar serviços que exijam uma mão de obra por menos R$ 50.000,00. Então, se você deseja contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de software para criar um novo sistema para você, pode acontecer de ser mais vantajoso optar por outras opções mais baratas que falaremos adiante.

Construir um software é como construir uma casa

Muitos estão em busca da fórmula mágica para saber o custo de desenvolver um software, mas na verdade há muita coisa envolvida para se chegar no custo final. Na prática, o desenvolvimento de software pode ser comparado a uma obra. Se você for construir um prédio, haverá mais custos envolvidos que a construção de uma casa de 500 m², que por consequência uma casa de 500 m² é uma obra muito maior que uma casa de 100 m². Outra coisa a considerar é que você precisará de alguns materiais para a obra poder seguir, haverá uma quantidade de pessoas diferentes envolvidas para cada obra e ainda não menos importante você vai precisar de um terreno. Um software precisa de tudo isso.

  • Terreno: Costumeiramente será necessário contratar um servidor para software. Software grandes precisam de servidores com bastante recursos, softwares mais simples funcionam bem em um servidor com menos recursos.
  • Projeto: Todo software precisa de um projeto, assim como acontece com uma construção. A criação do projeto envolve custos. O Projeto vai dizer como o software será, bem como pode analisar quais são os ganhos envolvidos.
  • As ferramentas: Assim como uma pá é ferramenta básica para construção, na computação há alguns recursos que serão necessários. Geralmente é cobrado o custo de utilização de equipamentos como computadores, mouses, monitores entre outros. Ainda pode ser necessário contratar licenças de software pagos.
  • Mão de obra: Quem vai construir o software, fazer o projeto e analisar a qualidade das entregas? Se o software for grande, pode ser necessário até mesmo a criação de um PMO (Project Management Office, Escritório de Gerenciamento de Projeto em Inglês).
  • Manutenção: É comum depois de um software ser finalizado, ser necessário de várias manutenções, não porque o Software está ruim, mas porque assim como uma casa se deteriora quando passa diferentes inquilinos, um software se deteriora com o tempo também. Outra situação comum, é a necessidade de funcionários novos precisarem de algum suporte para a utilização do software.

Você já deve ter percebido que não é tão simples dizer quanto um custa um software para empresa, isso sem dúvida nenhuma vai depender muito do tamanho do software.

Qual o tamanho da sua obra?

Uma forma simples para saber o tamanho do seu software, e saber quanto custa o software para sua empresa, é por estimar a quantidade de funcionalidades que você precisará. Separamos algumas perguntas que podem lhe ajudar a identificar as funcionalidades:

  • O Software precisará ter login de usuários?
  • O Software permitirá um usuário recuperar a senha?
  • O Software terá permissão baseada em cargos? Exemplo: O Administrador tem acessos especiais, que outros usuários não.
  • O Sistema envolverá o cadastro de quantas coisas diferentes? Exemplo: Cadastro de usuário, cadastro de produto, cadastro de notas fiscais.
  • O Sistema envolverá a atualização de quantas coisas diferentes? Exemplo: Atualizar dados de usuário, atualizar dados de produto, adicionar dados as notas fiscais.
  • O Sistema envolverá a exclusão de quantos dados diferentes? Exemplo: Exclusão de usuários, exclusão de produtos.
  • O Sistema envolverá comunicação com serviços externos? Exemplo: Envio de SMS, envio de Whatsapp, cadastro de NF no município.
  • Será um site? Terá um aplicativo para Android? Terá um aplicativo para IOS?

A resposta a cada uma dessas perguntas ajudará a determinar o custo de seu software para a empresa.

O custo do metro acabado

Em geral, estima-se o custo de um software para empresa é de cerca de 50 até 400 dólares por hora. Mas por que o custo está em dólares se estamos no Brasil? Lembra da história que está difícil encontrar mão de obra especializada? Isso significa que se você não pagar o valor do mercado internacional não tem problema, os estrangeiros pagam!

--

--

RenatoJunior
0 Followers

Renato Junior is also known as Renato Donizeti da Silva Junior. He is a Software Engineer.