Para que (e a quem) serve o atual jornalismo de games brasileiro?
Felipe Pepe
93157

Gostei bastante dos comentários, considero a maioria deles bem pertinentes e, se fosse possível resumir de forma bem simplista o que foi levantado, diria que o jornalismo de games brasileiro é um divulgador de press releases das empresas + um espaço para divulgar a opinião própria. Viraram todos blogs com infraestrutura maior cujo espaço maior de material é propaganda.

Lembro que quando o Nier Automata foi lançado com problemas de update na edição física brasileira foi um trabalho absurdo achar alguém que tenha feito o mínimo a respeito do caso, que seria levantar a questão e questionar os representantes da Square Enix no Brasil. Demorou até que a matéria do Jovem Nerd, primeira que vi e de ótima qualidade, saísse do ar.

Minha discordância principal fica por conta do que seria a expectativa dos sites que fazem Patreon. Eu nunca vi os sites que abrem programas do gênero buscando nisso um incentivo para fazer jornalismo de qualidade. Acho que a proposta sempre foi “ei, eu preciso de um dinheiro para ter mais condições de dar a minha opinião aqui, e você gosta dela, então me ajude!”, por mais que isso não fosse divulgado desta forma.

Parabéns pelo texto e espero que muitos jornalistas o leiam.