Jeitinho brasileiro
Você já usou e com certeza em um futuro próximo irá usufruir novamente deste recurso que só nós temos.

Sou defensor da ética, moralidade e respeito. E no atual discurso anticorrupção que encontramos em qualquer esquina, devo confessar que já desrespeitei meus princípios básicos e atuei como politico brasileiro pra resolver uma questão particular.
Era 2009 e eu precisava renovar minha carteira de habilitação. Um ano antes, fui multado por excesso de velocidade e fiquei 12 meses sem poder dirigir devido a gravidade da infração. No ato da renovação do documento, fui informado que novamente teria a CNH retida, ou seja, teria que ficar mais um ano sem poder dirigir. Um erro do despachante fez com que os órgãos não tomassem conhecimento daqueles 12 meses de punição, então deveria cumprir outra vez tal castigo, totalizando dois anos dependente de carona e táxi.
Foi quando à minha frente apareceu o jeitinho brasileiro.
Eu poderia ter minha CNH renovada e o direito de usá-la se pagasse R$ 180 para realizar uma prova de reciclagem. Fiz as contas e vi o custo benefício daquela proposta. Aceitei. Me senti sujo por estar usando dinheiro para driblar tal burocracia. E assim se fez.
…
Hoje, demorei no café da manhã no hotel e esqueci de realizar o check-in do voo da hora seguinte. Corri pro aeroporto e o 4G não me ajudou a realizar a operação no longo trajeto que o motorista do Uber resolveu fazer. Cheguei na longa fila para despachar a bagagem sem confirmar minha presença no voo. Quando consegui sinal de internet, vi que a operação se encontrava indisponível, pois o embarque já estava sendo chamado. Minha cabeça já mapeava todos os problemas que teria caso não chegasse no destino na hora programada. Lembrei do nosso recurso inimitável no mundo e chamei a atendente de balcão. Expliquei minha situação e ela confirmou o que eu previa: aqui nesta terra de ninguém, tudo é possível. Ela me levou para o guichê e pediu para a balconista reiniciar o processo de check-in do voo mencionado. Acatado o pedido, fiz o check-in e embarquei como todos que estão à minha frente neste avião. Posso dizer que estou me sentindo um deputado diante de seu povo.