Pedofilia não é crime

Não há registro de quando e onde ocorreu o primeiro caso de pedofilia nesse mundo. Mas segundo o historiador Thomas Lacqueur, pedofilia se qualificou como crime na legislação a partir do século XIX. Segundo ele, a pedofilia não é errada desde sempre, ela começou a ser considerada crime nas sociedades modernas porque vê que jovens não têm condições de se defender em práticas como esta que violam as normas comunitárias. A pedofilia, no mundo contemporâneo, passou a fazer parte de um mercado pornográfico em constante crescimento, se tornando um problema maior do que vinha a ser.

A pedofilia está presente em todos os lugares e não podemos ver através das luzes da cidade. Ela está no escuro, nas sombras das vítimas, no beco silencioso e, sim, dentro de casa.

Em 2014, o Disque Denúncia recebeu 180 mil denúncias sobre pedofilia. São Paulo, Bahia e Rio e Janeiro são os estados que lideram a lista. Esse número mostra que os casos denunciados veem aumentando com o passar dos anos. Isso pode estar acontecendo pelo aumento de casos ou as pessoas estão tomando conhecimento de que esta prática é crime e os indivíduos precisam ser punidos.

Esta semana, o ex-prefeito de Coari (AM), Adail Pinheiro, recebeu extinção da sua pena de prisão de mais de 11 anos pelos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. O Tribunal de Justiça do Amazonas deu parecer favorável à extinção, pois concluiu que o ex-político se enquadrava nos requisitos de perdão presidencial, estabelecidos pelo presidente Michel Temer.

Adail não foi o primeiro. E não será o último.

Existem casos de pedófilos presos em flagrantes que por algum motivo não continuaram presos após serem levados para a delegacia, mesmo a lei Nº 11.829, de 2008, facilitando a prisão de pedófilos.

A discussão ainda existe para definir quem é e quem não é pedófilo. Numa comparação fraca e ridícula, traficante é quem fornece droga, usuário apenas usa. Pedófilo é quem fabrica o conteúdo. Quem passa, repassa e consome são apenas usuários. E usuário não precisa ser preso. Assim pensa a lei.

Este conteúdo não se encontra apenas na DeepWeb. Com o WhatsApp, fica fácil receber algo ali no decorrer da noite. Como eu recebi, em um grupo de amigos que estudaram no ensino fundamental. E foi então que percebi que pra muitos a pedofilia não é crime. Não importa quem é a vítima, não importa sua idade e não importa a posição em que ela está na imagem. Pra eles, receber, ver, se masturbar e depois deletar é algo normal. Vide caso da participante do Master Chef Kids que foi assediada pelas redes sociais — “Ah, foi brincadeira, ninguém foi lá e a estuprou”.

Na constituição, pedofilia é crime. Mas no comportamento da sociedade, muita coisa pode passar. Foda-se a vítima. É assim que muitos pensam!

Pedofilia não é crime. Você concorda?